Ataques de Pânico!

Estamos  familiarizados com a frase "ataque de pânico". Ao mesmo tempo, muitos de nós não estamos totalmente seguros do que são e do que os causa. No caso de você estar lidando com um problema relacionado ao pânico, a boa notícia é que você não está sozinho. Ataques de pânico são provavelmente muito mais comuns do que as pessoas imaginam.

Não é incomum que os indivíduos sofram um ataque de pânico ocasional como resultado de estresse ou de uma situação estressante. Além disso, mais de dois milhões de brasileiros entre 18 e 54 anos experimentam algum tipo de transtorno do pânico a cada ano. Isso significa que eles sofrem ataques de pânico em uma base regular. Leia para saber mais sobre esses ataques, transtorno do pânico e o que causa cada um deles.

O que é um ataque de pânico?

ataques de pânico

Os ataques de pânico são sentimentos repentinos e intensos de medo e ansiedade. Eles podem ocorrer a qualquer momento, mesmo quando a pessoa está se sentindo relaxada. Eles tendem a durar entre 10 e 20 minutos, mas os efeitos podem durar várias horas. Enquanto os ataques de pânico podem ser muito desconfortáveis e levar a complicações emocionais, se eles ressurgem com freqüência, normalmente eles não são fisicamente perigosos.

Os efeitos físicos reais de um ataque de pânico diferem de pessoa para pessoa e até de caso para caso. Os sintomas que as pessoas comumente experimentam incluem dor no peito e falta de ar. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com os de um ataque cardíaco, especialmente se a pessoa está sofrendo um ataque de pânico pela primeira vez. Outros sintomas físicos incluem desmaios, náuseas, ondas de calor e tontura.

 O que causa ataques de pânico?

Embora existam vários fatores que podem contribuir para um ataque de pânico, as causas exatas são desconhecidas. Ataques de pânico às vezes podem ser causados ​​por grandes mudanças ou situações estressantes da vida, como um novo emprego ou a perda de um membro da família.

Certas pessoas com fobias também experimentam ataques de pânico quando são expostos a tudo o que eles são fóbicos. Ter um ataque de pânico em uma determinada situação também pode levar uma pessoa a pensar que essa situação tem o potencial de provocar outro ataque. Esses casos são conhecidos como ataques de pânico vinculados à situação.

Outros fatores podem ser mais a longo prazo e levar a pessoa a ser mais propensa a futuros ataques de pânico. Pessoas que experimentam condições psicológicas, como transtornos de ansiedade tendem a experimentar ataques de pânico também.

Esses casos recorrentes de longo prazo são conhecidos como transtorno do pânico. Transtornos de pânico podem afetar qualquer pessoa, mas geralmente afetam adultos jovens e tendem a ocorrer mais freqüentemente em mulheres do que em homens. Eles geralmente são tratados através de terapia psicológica, medicação ou uma combinação dos dois.

Os ataques de pânico podem ser confusos e assustadores, especialmente enquanto estão ocorrendo. Mas, saber um pouco sobre eles é o primeiro passo para se ajudar a passar por eles. Outra coisa que você pode fazer é trabalhar em técnicas de respiração e reduzir a cafeína e o tabagismo.

Aqui está uma última dica. A hiperventilação pode piorar muitos dos sintomas de um ataque de pânico, enquanto a respiração profunda e controlada pode ajudar a aliviar os sintomas.

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Ataques de Pânico: Como Estar Preparado?

Se você sofre de um transtorno de ansiedade, ataques de pânico podem ser uma parte de sua vida. Mesmo com medicação adequada, muitos pacientes sofrem de ataques de pânico. Embora a previsão de quando um ataque de pânico possa acontecer seja um pouco complicada, você pode tomar medidas para se preparar para esses ataques, a fim de retomar o controle de sua vida.

Primeira Dica: Respire

O primeiro passo para recuperar esse controle é aprender a respirar. Quando uma pessoa tem um ataque de pânico, muitas vezes elas se sentem tão sobrecarregados que se esquecem de simplesmente respirar corretamente.

Muitos médicos, portanto, defendem práticas de respiração seguras para ajudar a acalmar qualquer um que tenha um ataque de pânico. Na verdade, se você já teve um ataque de pânico em público, alguém pode ter tentado passar a você em uma sacola de papel.

Isso pode ser um bom método para você, mas o fato é que você deve conhecer e praticar um exercício de respiração antes de entrar em pânico. Tenha um plano - aprenda técnicas de respiração calmantes e pratique pelo menos duas vezes por dia.

Segunda Dica: Procure Meditar

Outras práticas de relaxamento também podem ajudar seu ataque de pânico. Claro, você pode achar difícil até mesmo considerar a meditação quando você está tendo um ataque, mas aprendendo esse procedimento de relaxamento, você pode usar algumas das mesmas técnicas calmantes que o ajudam a meditar para ajudá-lo a se acalmar.

Terceira Dica: Conheça seus gatilhos

Outra ótima maneira de se preparar para um ataque de pânico é simplesmente conhecer seus gatilhos. Você tem uma fobia específica? O excesso de estresse é a causa? Algumas situações parecem impossíveis para você? Quando você sabe o que desencadeia reações de pânico, você pode fazer o seu melhor para evitar ou minimizar essas situações.

Estratégias Para Se Preparar

Você também deve estar preparado para um ataque de pânico. Quando você for sair de casa, leve consigo uma lista de contatos de emergência, que devem incluir o número do seu médico, sua linha direta em casos de emergência e os membros de seus sistemas de suporte pessoal.

Você mesmo pode usar esses números de telefone se sentir um ataque de pânico, ou outra pessoa encontrará facilmente essa informação em sua bolsa ou carteira se não for capaz de ajudar a si mesmo.

Também leve consigo um saco para ajudá-lo a sentir-se confortável e calmo durante um ataque de pânico. Uma parte crucial da bolsa é qualquer medicamento que você esteja tomando, junto com instruções sobre como tomá-lo.

Você também pode incluir qualquer item de sua casa que o ajude a se sentir mais confortável. Isso pode incluir chá de ervas, um bicho de pelúcia, itens religiosos, fotos, elásticos para prender no pulso, balas, creme para as mãos, dinheiro, um livro de cabeceira e qualquer outra coisa que possa ajudá-lo a relaxar, estimular seu cérebro ou se distrair. . Lembre-se, o conforto é fundamental.

O que eu devo fazer se alguém sofrer um ataque de pânico?

Quando alguém experimentar um ataque de pânico perto de você, geralmente é mais assustador para essa pessoa passar por isso sozinha. Uma exceção a isso pode ser se esse mesmo indivíduo está em pânico porque tem dificuldades em estar perto de pessoas.

Se esse não for o caso e você estiver com alguém que esteja solicitando assistência, há inúmeras coisas que você pode fazer para ajudar. Estes são apenas alguns delas:

Mantenha a calma

Ter um ataque de pânico pode ser uma experiência muito assustadora e confusa. Uma das melhores coisas que você pode fazer para alguém que está sofrendo de um deles é ajudar o indivíduo a manter a calma. Crie uma atividade simples que você possa fazer com ele. Isso lhe dá algo para se concentrar.

Pode ser algo tão fácil quanto levantar os braços ou contar até dez. Se possível, encontre algo que seja um pouco mais desafiador para ele. A sensação de realização que sentem quando terminam a tarefa deve ajudar a fazê-los sentir-se mais no controle.

Leve a pessoa a um lugar quieto

Superar um ataque de pânico é tudo sobre se acalmar, o que pode ser difícil de fazer em um local barulhento ou caótico. Tente encorajar a pessoa a se mudar para um lugar calmo e tranquilo, se estiver disposto a fazê-lo. Considere perguntar se existe um lugar para onde gostaria de se mudar e ajudá-los a chegar lá, se possível. No entanto, não seja muito insistente com relação a isso. Isso pode potencialmente piorar a situação.

Ajude-os a Respirar

As pessoas que estão tendo um ataque de pânico tendem a hiperventilar, especialmente se é a primeira vez que estão experimentando a sensação. Respirações rápidas fazem com que a quantidade de dióxido de carbono na corrente sanguínea caia. Isso pode levar a sintomas como dor de cabeça, fraqueza, tontura ou formigamento nas mãos e nos pés.

Quando as pessoas experimentam esses sintomas, muitas vezes sentem que não estão recebendo ar suficiente, o que faz com que elas hiperventilem ainda mais. Incentive o sofredor de ataques de pânico a respirar lenta e profundamente fazendo isso sozinho. Inspire lentamente, conte até três, depois expire lentamente e repita. Há boas chances de que isso tenha um efeito positivo.

Fique por perto

Quando alguém está tendo um ataque de pânico, eles podem sentir e dizer que querem ficar sozinhos. Mas a melhor coisa que você pode fazer por eles é ficar com eles e mantê-los calmos. Lembre-os de que você está lá para ajudá-los. Eles podem dizer coisas que sejam rudes ou agressivas, mas lembre-se de que eles estão muito chateados e não querem dizer tudo o que dizem.

Se cuide

Se a pessoa que você está tentando se acalmar perceber que você começa a entrar em pânico, isso pode piorar ainda mais as coisas. É perfeitamente normal sentir-se estressado ou ter uma preocupação elevada com o seu amigo durante esta situação. Mas, você precisa se certificar de que esteja calmo e no controle. Honestamente, é a melhor maneira de ajudar.

Claro, estes não são os únicos métodos para ajudar alguém que está tendo um ataque de pânico. Todo mundo responde a coisas diferentes. Se a primeira coisa não funcionar, tente outra coisa. A coisa mais importante a fazer é tentar.