Bem-vindo ao guia definitivo de como ser um coach, um guia para começar seu próprio negócio de coaching online ou físico. Este guia lhe dará as informações e as ferramentas que você precisa para começar seu próprio negócio de coaching e detalhar algumas das maneiras que você pode configurá-lo para que você possa ser um sucesso nessa carreira.

O Que é Coaching?

como ser um coach

Coaches são pessoas que tiveram sucesso suficiente na vida em um determinado campo em que eles sentem que estão qualificados para ajudar outras pessoas. As vezes, Coaches são educados ou certificados em uma área particular e às vezes eles apenas confiam em sua própria experiência.

Os coaches geralmente fazem uso de uma lista de ferramentas e recursos que são utilizados para ajudar outras pessoas a alcançar seus objetivos. Você ficaria surpreso com quantas
as pessoas podem realmente se beneficiar com um coach para ajudá-los com algumas situações desafiadoras.

Existem muitos tópicos diferentes que coaches ajudam as pessoas com incluindo todos  contidos  nesta pequena lista.

  • Perda de Peso
  • Exercícios
  • Iniciar o próprio negócio
  • Ser um vendedor melhor
  • Ser um pai/mãe melhor
  • Ser melhor no relacionamento
  • Paqueras
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Aprender uma nova língua
  • Lidar com vícios
  • Ser melhor no sexo ( sim, isso existe)
  • Ter autoconfiança

Porque as Pessoas Contratam Coaches?

como ser um coach

Há uma série de razões pelas quais as pessoas contratam coaches, mas como analogia, as pessoas contratam treinadores pelas mesmas razões que alguns escritores contratam editores.

Eles precisam de uma pessoa objetiva para dar uma olhada no que estão fazendo, apontar quaisquer erros que eles estejam cometendo, e aconselhá-los sobre o que fazer para corrigi-los e alcançar o resultado final pretendido. Em resumo, coachs fornecem uma perspectiva nova e inestimável.

Na indústria do entretenimento, coaches são um padrão. Cantores têm coaches vocais, atores têm treinadores de atuação e até atletas profissionais se utilizam do coach. Isso porque um coach é capaz de ajudá-lo a ver as coisas que
você simplesmente não consegue ver - seus pontos cegos - e depois lhe fornecer conselhos sobre como melhorar.

Um treinador também é alguém que vai responsabiliza-lo. Se você definir metas e tentar alcançá-las você mesmo, você provavelmente não irá cumprir ou ser  muito responsável sobre elas. Mas um coach ficará em cima de você, tem motivar a continuar.

Um coach também é um ótimo recurso se você não for bom em planejar ou manter as coisas. Os coaches podem ajudá-lo com coisas como perda de peso, dinheiro ou muitas outras coisas.

Alguns Fatos Estatísticos

como ser coach

O coaching vem crescendo a cada ano no Brasil e já movimenta cerca de R$50 milhões de reais por ano com previsão de crescimento para os próximos 5 anos.

infográfico

Brasilia, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina são os estados que mais procuram pelo Coaching no Brasil.

como ser coach

Pessoas formadas em Coaching empresarial tem 60% mais chance de se destacar já que o coaching ainda é o serviço mais procurado por empresas no Brasil.

estatística coaching

Profissionais com certificações reconhecidas tem 70% mais chances de fecharem contratos de valor alto.

Nota-se um aumento considerável na produtividade de uma equipe quando o coaching esta sendo aplicado. Cerca de 51% da produtividade de um time aumenta quando as técnicas são aplicadas.

O Que Você Vai Aprender Com Esse Guia?

O objetivo deste guia é fornecer as ferramentas que você precisa conhecer para se tornar um coach. Obviamente ele não vai substituir uma formação completa, mas te dará uma ideia melhor de como começar.

Você vai aprender:

  • O que é coaching e em quais tópicos você pode orientar as pessoas
  • Entender por que as pessoas contratam coaches e como isso pode ajudá-lo a desenvolver o seu próprio negócio: uma vez que você entenda porque as pessoas contratam coaches para ajudá-los, você poderá entender melhor como atrair os clientes que você quer, e como eventualmente atrair o maiores clientes pagantes. Quanto mais você entende seus clientes, mais contratos você consegue.
  • Uma visão geral de todos os diferentes métodos que você pode usar para treinar pessoas e alguns conselhos para você começar em cada um: existem muitos métodos para orientar as pessoas, desde o uso da Internet, telefone ou até mesmo o método cara-a-cara.
  • Como escolher um estilo de coaching e como incorporar múltiplos estilos para construir a prática perfeita de coaching: este livro descreve os diferentes estilos de coaching que estão lá fora, como e-mail, coaching individual e coaching em grupo, e passar pelo vantagens e desvantagens de cada um.
  • Informações sobre o quanto os coaches realmente fazem e quanto você pode esperar ganhar trabalhando como coach

O Que os Coaches Podem Fazer Pelos Clientes?

Se você trabalha em um nicho onde você dá conselhos às pessoas - mesmo indiretamente - Você provavelmente pode transformar seus esforços em coaching. Se você escreve um blog em um tópico específico onde você compartilha informações e técnicas, você pode converter em coaching,e pode fazer isso com as mesmas pessoas que esta ajudando agora.

Às vezes, as pessoas simplesmente não conseguem fazer as coisas por conta própria. Eles podem ter tentado no passado e encontraram um sucesso limitado, porém um coach que está ajudando com um problema específico, ou um conjunto de problemas, cria um novo ambiente para que eles façam as mudanças que desejam, e lhes dá uma nova perspectiva.

Um coach pode ser a diferença entre desejar alcançar seus objetivos e realmente alcança-los. Eis algumas coisas que podem ser feitas:

  • Identificar onde o cliente realmente está e até onde ele deve ir para alcançar seus objetivos. Muitas pessoas estão mais próximas do que pensam (e Claro, alguns estão mais longe), mas eles não podem ver por si próprios. Ter uma perspectiva externa e objetiva pode permitir que eles vejam as coisas mais claramente.
  • Criar um ambiente seguro para que eles atinjam seus objetivos. Frequentemente, as pessoas não alcançam seus objetivos porque não se sentem onde devem estar. Alguém em sua vida pode estar impedindo-os de alcançar o sucesso e trabalhar com um coach lhes dá um lugar seguro para ser eles mesmos e fazer o que eles querem.
  • Definir padrões mais elevados do que eles teriam definido para si mesmos. As pessoas que têm medo do fracasso irão definir expectativas mais baixas e se perguntam por que não alcançam o sucesso desejam. Ter um coach para mantê-los em um padrão mais elevado muitas vezes ser apenas o que eles precisam.
  • Ajuda a construir uma estrutura para o sucesso. Pode ser difícil perseguir uma grande meta se você não tem certeza de como chegar lá, e muitas pessoas não sabem estruturar um plano que resultará em seu sucesso. 
  • Dar-lhes o apoio de que eles possam estar necessitando. Às vezes, tudo o que é preciso para alguém acreditar em si mesmo é que outra pessoa acredite neles primeiro. Seus clientes podem não estar recebendo o apoio que precisam de amigos ou familiares e é aí que um coach pode ser útil.

Quais Nichos São Melhores Para Coaching?

Você pode começar um negócio de coaching em qualquer nicho onde as pessoas precisam de conselhos. Existem literalmente centenas e milhares de sub-nichos ainda menores. Aqui está uma lista de apenas alguns dos nichos que você tem que escolher.

  • Perda de peso
  •  Namoro
  •  Iniciar um negócio on-line
  •  Melhorar seus relacionamentos pessoais
  • Tornar-se um líder melhor
  •  Melhorando seu poder de concentração
  •  Aumentar o desempenho no trabalho
  • Criar filhos corretamente
  • Reduzir o estresse
  •  Aumentar a produtividade
  •  Alcançar um objetivo duradouro (como escrever um livro)

Como o Coaching Online é Feito?

O benefício do coaching pela internet é que você tem tantas opções.

O coaching pode ser feito usando praticamente qualquer meio. Algumas pessoas preferem passar um tempo pessoalmente com seus clientes, outros através de uma plataforma de mensagens instantâneas e outros trabalham exclusivamente no telefone.

Você pode escolher qualquer método de coaching que  preferir. Você também pode enviar e-mails ou gravar vídeos, posta-los on-line para seus clientes assistirem. Coaching online é feito e cabe a você escolher o melhor método para realiza-lo.

Como Ser um Coach : Tipos e Cobranças

O coaching é um processo que pode ser oferecido em diferentes situações e ambientes diferentes com base nas necessidades do indivíduo como já explicamos.

O termo coaching normalmente se refere a métodos de ajudar os outros a melhorar, desenvolver, aprender novas habilidades, encontrar sucesso pessoal, alcançar metas e gerenciar mudanças na vida e desafios pessoais.

E existem alguns tipos de coaching que serão detalhados abaixo:

Tipos de Coaching Para Você Explorar

Coaching de negócios -

O coaching de negócios é sempre conduzido dentro das restrições impostas ao indivíduo ou grupo para atingir as metas organizacionais.

Coaching Individual para Executivos -

O coaching individual é cada vez mais reconhecido como o caminho para as organizações melhorarem Executivos para o desenvolvimento de novas habilidades, melhoria de desempenho, superação de desmembramentos e preparação para o avanço.

Oferecer coaching no nível executivo e vinculado a metas da organização, geralmente resulta em melhores resultados nos negócios. O coaching executivo é geralmente ministrado por coaches que atuam fora da organização, cujos serviços são solicitados por uma duração acordada ou número de sessões de coaching.

Pessoal / Life Coaching - O personal 

life coach ajuda os indivíduos a ganhar consciência e esclarecer seus objetivos e prioridades pessoais, entender melhor seu  pensamentos ,sentimentos e opções, e tomar ações apropriadas para mudar suas vidas, realizar seus objetivos e se sentir mais realizado .

Coaching de carreira -

O coach de carreira ajuda as pessoas a identificar o que elas querem e precisam de suas carreiras, então tomam decisões e tomam as ações necessárias para realizar seus objetivos de carreira em equilíbrio com as outras partes de suas vidas.

Coaching em grupo 

Os coaches de grupo trabalham com indivíduos em grupos. O foco pode variar de desenvolvimento de liderança para desenvolvimento de carreira, gerenciamento de estresse para formação de equipes. O coaching em grupo combina os benefícios do coaching individual com os recursos dos grupos. Os indivíduos aprendem uns com os outros e as interações que ocorrem dentro da configuração do grupo.

Coaching de desempenho 

Os coaches de desempenho ajudam os funcionários em todos os níveis a entender melhor os requisitos de seus trabalhos, as competências necessárias para atender a esses requisitos, as lacunas em seu desempenho atual e as oportunidades de melhorar o desempenho.

Os coaches, em seguida, trabalham com os funcionários, seus chefes e outros em seu local de trabalho para ajudar os funcionários a preencher as lacunas de desempenho e desenvolver planos para um maior desenvolvimento profissional.

Coaching de Líder Recém-Designado -

Os coaches de pessoas designadas ou contratadas para novas funções de liderança ajudam esses líderes a “embarcarem”.

O objetivo do coaching é esclarecer com os principais constituintes do líder as responsabilidades mais importantes de seu novo papel, as entregas em os primeiros meses da nova tarefa e as maneiras de integrar a equipe que ele irá liderar com a organização.

O principal foco deste tipo de coaching é ajudar o novo líder a assimilar e alcançar seus objetivos de negócios.

Coaching de Relacionamento 

O coach de relacionamento ajuda duas ou mais pessoas a formar, alterar ou melhorar suas interações. O contexto pode ser trabalho, pessoal ou outras configurações.

Coaching de alta Performance ou desenvolvimento -

O coach trabalha com organizações para desenvolver o potencial de indivíduos que foram identificados como essenciais para o futuro da organização ou que fazem parte do plano de sucessão da organização.

O foco do coaching pode incluir avaliação, desenvolvimento de competências ou planejamento de assistência e implementação de projetos estratégicos.

Eu Preciso de Uma Certificação Para Ser Coach?

E a resposta simples é não. Você não precisa ser certificado antes de oferecer serviços de coaching. Você pode certamente "pendurar seu cartaz", se você optar por fazê-lo, mas há algumas razões pelas quais você deve considerar a obtenção de uma certificação de coaching, mesmo que você não tenha planos de deixar seu trabalho atual.

Uma Certificação Te Fornecerá Ferramentas Comprovadas e Novas Técnicas

Muitos de nós somos atraídos pelo coaching porque sentimos uma profunda sensação de alegria quando os nossos aprendizes fazem grandes progressos.

Quando ajudamos os colegas de trabalho a mudar a maneira como pensam, sentem e percebem ... quando ajudamos os clientes a romper seus medos e nos tornamos líderes de suas vidas ... ficamos felizes por eles e também sentimos uma sensação de realização.

Passar por um programa de certificação lhe dará ferramentas e técnicas comprovadas para ajudar seus clientes a ter sucesso.

Você já tem uma base maravilhosa, mas sua caixa de ferramentas estará melhor equipada para lidar com qualquer situação. Ao manter-se a par das novas habilidades e técnicas, você pode efetivamente capacitar seus clientes a avançar e alcançar seus objetivos individuais.

Uma Certificação te Garante Legitimidade

Uma certificação é uma maneira fácil de se destacar em um mercado cada vez mais saturado. Ele aumenta sua reputação, estabelece você como um verdadeiro profissional e fornece uma camada instantânea de legitimidade.

Líderes de todo o país reconhecem o valor do coaching dentro de sua organização - eles sabem que isso impulsiona o ROI e permite que os funcionários reconheçam todo o seu potencial.

No entanto, se é justo ou não, potenciais clientes e empregadores atribuirão mais valor a um coach que tenha investido em um programa de treinamento.

Embora os custos iniciais da certificação de coaching possam parecer assustadores, tenha em mente que os clientes em potencial serão mais rápidos em confiar em você e pagarão mais pelos serviços de um coach certificado.

Uma Certificação Pode Te Abrir Portas

Todos nós nos deparamos com barreiras. Às vezes, nos deparamos com situações que simplesmente não sabemos como lidar. Mas, quando você faz parte de uma comunidade de coaches certificados, você terá um círculo inteiro de colegas, mentores e amigos aos quais poderá ligar quando estiver particularmente bloqueado.

A importância de saber quando você precisa de apoio e de poder convocar uma comunidade de profissionais afins que estão ansiosos para ajudá-lo não pode ser subestimada. (Também é uma oportunidade maravilhosa para referências!)

A indústria de coaching ainda é relativamente nova no grande esquema de carreiras estabelecidas, mas está se expandindo rapidamente a cada ano.

À medida que o campo de coaching continua a crescer, é totalmente possível que a certificação se torne o padrão. Inclusive se a profissão for regulamentada como se espera a certificação será uma exigência. 

Não fique fora do mercado por falta de certificação. Você não gostaria de estar à frente da curva para se concentrar no que deseja fazer: capacitar as pessoas para serem o melhor de si mesmas?

Já analisamos duas  das melhores certificações do país clique no link abaixo para ler:

Review Instituo Holos Formação em Coaching e Mentoring

Review Profissão Coach por Gerônimo Theml

Quanto Dinheiro Você Pode Ganhar Sendo Coach?

como ser um coach

Então, quanto dinheiro você pode realmente ganhar trabalhando como coach ? Essa é uma pergunta fácil de responder, mas extremamente difícil ao mesmo tempo, porque você provavelmente está procurando por um número exato.

A verdadeira resposta para essa pergunta é:quantidade ilimitada. Mas o que você realmente quer é uma resposta: se você fazer X e então Y você vai fazer Z reais por ano, de preferência com pelo menos cinco dígitos.

Ninguém pode dizer quanto dinheiro você vai fazer trabalhando como coach, mas como você leu na introdução, o coaching é uma indústria bilionária, tem um grande potencial de ganhos.

Por uma questão de motivação, no entanto, aqui estão alguns dos principais empregos da indústria e quanto eles estão fazendo com o coaching:

Coaches executivos:

R$ 200 a 350 por hora: os coachs executivos são os que trabalham exclusivamente com executivos em uma variedade de questões. Empresas investem nestes treinadores, a fim de melhorar a eficiência e a eficácia de seus funcionários  de alta gerência.

Coaches de Desenvolvimento Pessoal:

R$ 160 a 250 por sessão: Um coach de desenvolvimento é diferente de qualquer um dos coachs listados acima. Eles ajudam as pessoas com todos os objetivos pessoais que querem alcançar. Por exemplo, perda de peso, relacionamentos, confiança e outras áreas onde as pessoas querem melhorar.

Quanto Você Deveria Cobrar?

Não há uma boa maneira de aconselhá-lo sobre quanto cobrar. Só você sabe o que você vale. Você pode definitivamente verificar alguns dos coaches que trabalham no mesmo nicho que você e descobrir o que eles estão cobrando. Isso lhe dará uma ideia geral, mas não lhe dirá exatamente quanto cobrar.

Um bom modelo de preços a seguir é sentar e determinar que tipo de taxa horária você acha que merece com base em sua própria experiência, seu nível de treinamento e os preços que outras pessoas na área estão cobrando pelo mesmo tipo de serviços que você fornece.

Então, comece criando uma lista dos serviços que você fornecerá aos seus clientes e determine quanto tempo esses serviços levarão para serem fornecidos. Então você terá um modelo de precificação que você pode usar.

 Conheça o Canal

Uma coisa que você definitivamente não deve fazer é tentar precificar seus serviços para minar a concorrência.

Enquanto isso pode funcionar no mundo do varejo e com o cara que corta a grama, isso é exatamente a coisa errada a fazer quando se trata de coaching.

As pessoas que contratam um coach não o fazem com base no
preço, eles fazem isso com base em quanto eles gostam da metodologia e na confiança de que seu coach será capaz de ajudá-los a alcançar as metas que  criaram para si mesmos.

 A Estratégia do Teste Gratuito: Como Ser Um Coach de Sucesso.

Em vez de tentar atrair clientes com um preço mais baixo, é muito melhor oferecer-lhes uma sessão gratuita ou algum outro tipo de serviço que vai deixar que eles vejam o quão valiosos são os seus serviços e permite que eles decidam se o seu estilo de coaching atende ou não às suas necessidades.

Claro, você também pode oferecer ofertas de pacotes se quiser.

 Isso não tem o mesmo efeito de diminuir seu preço.Por exemplo, se você tivesse uma oferta especial em seu site, se uma pessoa pagasse por 10 sessões com antecedência elas teriam 2 sessões gratuitas, que valeria a pena para muitos de seus clientes atuais e alguns de seus novos clientes.

Conclusão

Obviamente, este guia não ensinará tudo o que você precisa saber sobre tornar-se um coach porque a indústria é tão abrangente, e tão amplamente variada, que levaria uma vida inteira para te ensinar tudo. Mas depois de ler isso, você deve ter uma compreensão básica.

As regras do coaching são bastante simples. Primeiro, conclua o seu objetivo principal que é fazer com que seus clientes consigam realizar coisas que não conseguiriam sem sua ajuda. Em segundo lugar, dar-lhes as ferramentas para que eles  saibam como definir seus objetivos e trabalhar para alcança-los, com pouca ou nenhuma ajuda no futuro.