Você sente um esgotamento mental?

Muitas pessoas pensam que estão no total controle  de suas vidas. Elas acham que, desde que estejam ganhando a quantia certa de dinheiro, morem na parte certa da cidade ou desfrutem do tipo certo de estilo de vida que esta tudo indo muito bem. Na verdade, muitas pessoas acreditam plenamente que a vida que estão vivendo é o melhor que poderiam esperar.

Claro, isso é apenas parte da imagem. O outro lado envolve suas frustrações diárias, seu estresse, pressão e a sensação de que de alguma forma eles se sentem presos. 

Acreditando ou não você pode viver a vida ao máximo. Eu sei que você já ouviu isso antes, mas você tem que entender que você está desistindo de muita coisa para aproveitar os benefícios que  está recebendo.

De fato, no grande esquema das coisas, você provavelmente está desistindo muito mais do que está recebendo. O retorno do esforço simplesmente não está lá.

O problema é que a maioria das pessoas de alguma forma pega hábitos mentais negativos que se voltam contra elas. Eu sei que parece loucura, mas é exatamente isso que está acontecendo.

Em vez de deixar sua mente trabalhar para você, você pega todos esses hábitos ao longo do caminho que faz com que sua mente trabalhe contra você.

Aqui estão 7 sintomas de um esgotamento mental e como você resolve-los.

 Você Sente Que Não Esta no Controle.

Você já andou em reuniões sentindo-se como um cachorro preso em lugar perigoso do qual não consegue sair? Não importa o quão bem preparado você esteja. Não importa quanto tempo você demorou para se preparar. Quando chega o momento da verdade, você é pego de surpresa.

  • Você se encontra em um relacionamento que parece não estar indo a lugar nenhum? Mesmo que a outra pessoa pareça uma pessoa maravilhosa, você simplesmente não sente que é isso.
  • Você se encontra em um trabalho que você odeia, mas não pode deixar ir? Você está descontente com sua aparência ou quanto você pesa?

Bem, se você juntar tudo isso e tenta entender o fato de não levantar um dedo para mudar sua situação, seja bem-vindo ao clube. A maioria das pessoas sente que não está no controle e é por isso que elas se sentem presas e com um esgotamento mental muito forte.

Vamos colocar desta forma, pessoas que não se sentem presas ou esgotadas mentalmente, vão fazer algo sobre a situação delas. De alguma forma, eles vão sair dessa caixa e ir para outro lugar.

Infelizmente, o que você está fazendo produz recompensas suficientes para mantê-lo lá.

Esta não é a melhor situação, e você sabe disso, mas sente que tudo o mais requer muito esforço para que você se sinta livre.

Quanto mais você se sentir preso,mais esgotamento mental você tem e  menos controle sobre sua vida por consequência. Este não é um grande sentimento para se ter.

Você Sempre Culpa os Outros

 

E se eu te disser que no momento em que você culpa outras pessoas, você lhes dá poder sobre sua vida?

Eu sei que parece uma afirmação bem grande, mas é absolutamente verdade. Pense nisso por um segundo. Se alguém que você não controla causou um certo problema em sua vida, o que acontece a seguir?

Bem, uma vez que eles causaram o problema, isso significa que eles também serão a solução para o problema. Eles têm a solução em suas mãos. Isso faz todo o sentido lógico do mundo. Eles quebraram isso; eles deveriam consertá-lo. Sem problemas.

No entanto, aqui está o problema. Você não pode controlá-los. Já é ruim o suficiente tentar mudar a si mesmo; você pode imaginar tentar mudar outras pessoas?

Ainda pior, muitas pessoas culpam as circunstâncias do passado, as circunstâncias de seu nascimento e outras coisas que elas não podem controlar pelo que está dando errado em suas vidas.

Isso causa um esgotamento mental terrível e as vezes você sabe que essa é a causa.

Sinto muito ser o único a  falar isso com você, mas a única pessoa que pode realmente consertar sua vida é você. Não seus pais, não o seu passado abusivo, não o seu ex-namorado ou namorada, nem o seu chefe malvado.

Nada disso! É você! Mesmo sendo eles que causaram o abuso. Mesmo que eles tenham lhe dado um tapa, te derrotaram e te esmagaram. Mesmo se eles te humilharem.

Você tem que entender que você ainda está respondendo ao que eles fizeram. Você pode controlar essa resposta. Uma das melhores maneiras de reafirmar esse controle e tomar posse de sua vida novamente.

Você Sente Como Se Sua Vida Fosse um Filme Enorme

Isso já aconteceu com você? Você se lembra de certas coisas do passado e continua repassando esses eventos dramáticos, sentindo que realmente não há nada que você possa fazer sobre eles. Avançando para hoje, você vê muitas coisas acontecendo à sua frente com as quais você não está feliz?

 

No entanto, em vez de  tentar mudar as coisas ou falar sobre, você apenas se recosta. É como um filme. Sua vida está passando bem na sua frente em uma tela grande.

Infelizmente, você se sente preso ao seu lugar e não há nada que você possa fazer para influenciar o que acontece na tela.

Poxa, seja honesto. É assim que você se sente sobre a sua vida? Bem, sua vida não é um filme. Não é algum tipo de roteiro sendo representado por outras pessoas. Essas são pessoas que você não conhece. Estas são pessoas que você não pode controlar.

Não. Sua vida é um filme que você escreveu, dirigiu e produziu. Na verdade, você é o ator principal do filme da sua vida.

Infelizmente, se você sentir que está apenas vendo sua vida se desenrolar diante de você sem nenhuma contribuição de sua parte, abdicou de sua responsabilidade. Você simplesmente desistiu do fato de que você tem um grande papel a desempenhar na sua vida.

Só porque você cometeu um erro no passado ou vários erros não significa que você tenha que continuar cometendo esses mesmos erros no futuro.

Também não significa que você deva sentar e tomar as conseqüências que fluam desses erros. Não importa o quão ruim as coisas foram no passado. Você ainda pode decidir mudar as coisas hoje.

Eu sei o que você está dizendo. Na verdade, sei exatamente o que você está pensando. Você está dizendo que é mais fácil falar do que fazer!

Você está absolutamente correto. O que torna difícil é o fato de você não se aproximar. É o fato de você sentir automaticamente que está preso em suas circunstâncias e não há absolutamente nada que você possa fazer para mudá-las.

Isso é uma mentira, e a primeira coisa que você pode escolher é dizer a si mesmo que minhas velhas desculpas são mentiras. Eu estou no controle. Eu decido. Eu estou no poder sobre a minha vida.

No começo, pode parecer que você está apenas fazendo sons com a boca. Nada disso está se registrando. Nada disso está sendo filmado.

No entanto, quanto mais você repete e quanto mais faz sentido, mais você começa a acreditar. Mais cedo ou mais tarde você começa a agir e adivinhe? Sua vida muda e seu esgotamento mental se alivia.

Você Vive Perguntando o Que Aconteceu.

Meu avô costumava me dizer que há apenas dois tipos de pessoas neste mundo: as que fazem as coisas acontecerem e as que andam por aí perguntando "O que aconteceu?"

Você continua se perguntando o que aconteceu? Vamos, você pode ser honesto agora. Quando você pensa sobre o seu passado e há todo tipo de lembrança traumática ou dolorosa, você se faz essa pergunta?

Bem, se faz, seja bem-vindo ao clube. Muita gente faz essa pergunta e isso porque elas desistiram totalmente de seu poder pessoal sobre suas vidas.

Você tem que entender que todo mundo cai na primeira categoria descrita pelo meu avô. Somos todos capazes de fazer as coisas acontecerem. É uma tragédia que apenas uma pequena fração da população realmente faça isso.

A maioria das pessoas prefere seguir o caminho da menor resistência e fazer o que é natural ou fácil. Eles então têm que juntar as peças e viver com o que sobrou. Isso envelhece.

Eu entendo que você está com medo. Eu entendo que você prefere não colocar o trabalho, o tempo ou o esforço. Ei, bem vindo ao clube. Somos todos criaturas de conforto e conveniência.

No entanto, se você quer a realidade, a realidade rica, gratificante e feliz que você sempre desejou para si e para seus entes queridos, você precisa se arriscar.

Você precisa se sacrificar. Você precisa se comprometer. Todas essas coisas são desconfortáveis ​​para muitas pessoas.

Infelizmente, se você se encontra constantemente perguntando “O que aconteceu comigo? O que aconteceu com a minha vida? O que aconteceu com esse cara? ”, Você desistiu de seu poder para alcançar a realidade exata que você quer para si mesmo. Você pegou o atalho. Você pegou o caminho fácil. Você recuou de sua responsabilidade final para si mesmo.

Pense bem e veja se isso não pode ser a causa do seu esgotamento mental.

Você Sente Que Seus Melhores Anos Estão no Passado

Deixe-me dizer que o único grupo de pessoas mais chato do que aqueles que têm uma fé cega no futuro são pessoas que vivem no passado.

É muito fácil viver no passado.  sério. Enquanto você está passando pela vida e fazendo certas coisas, você sente que não está realmente fazendo o melhor. Você sente que o que você está conseguindo é bom, mas não é exatamente o melhor.

No entanto, quando esse período passa e você olha para trás depois de alguns anos, você diz para si mesmo: “Oh, esses foram os melhores anos da minha vida.” Bem, você não acha que esses anos foram os melhores de sua vida quando você estava vivendo eles, mas agora você está aqui, olhando para trás com nostalgia.

Bem, eu posso me relacionar porque quando eu estava na faculdade, meus amigos costumavam sempre viajar aos Fins de semana. Costumávamos ir a muitas festas e achava que tudo estava bem, mas eu preferia ter notas melhores. Eu prefiro me preparar para uma boa carreira depois da faculdade.

Mas agora, vários anos depois, é muito tentador para mim olhar para aqueles anos e dizer que eles foram os melhores anos da minha vida. No entanto, também sei perfeitamente que, quando faço isso e sinto essas emoções, estou apenas fugindo.

Vários anos depois da faculdade, você terá que conseguir um emprego. Você provavelmente vai criar uma família. Você será responsável pelo bem-estar de sua família. Você tem que colocar comida na mesa. Você tem que cuidar das coisas ao redor da casa. Você tem que pagar um financiamento. Você sabe o que fazer. A lista é interminável, na verdade.

Se você se encontra nessa situação, é muito fácil olhar  as vezes no passado, onde você não tinha essas responsabilidades. Você vê como isso funciona? Claro, você é tentado a pensar que seus anos de faculdade foram os melhores anos de sua vida porque você não teve que pagar um seguro. Você não precisa se preocupar com  impostos, financiamentos, aposentadoria ou contas de cartão de crédito.

Infelizmente, isso tudo é uma ilusão. Acredite ou não, seus melhores anos são os anos que você está aproveitando bem aqui e agora. É nisso que você deve se concentrar.

Se você é pai ou mãe de crianças pequenas, se não saborear esse momento, adivinhe? Quando você fecha os olhos e os abre novamente, eles estão completamente crescidos.

Eles têm um lugar próprio. Eles provavelmente têm suas próprias famílias ou estão fazendo suas coisas. Então você  ficará pensando: "Ah, naqueles momentos em que eu estava estressado sobre tudo, mas meus filhos estavam crescendo, esses foram os melhores anos da minha vida."

Esse é um jogo sem sentido porque, à medida que você se aproxima cada vez mais da aposentadoria, cada década da sua vida parece ter sido a melhor década quando você olha para trás.

Pare de usar o passado para lidar com ansiedades do presente. Em vez disso, saboreie, aproveite e abrace o momento.

O Futuro Sempre te Assusta

Quando as pessoas se preocupam com o futuro, elas estão preocupadas com as teorias. Eu não estou falando sobre o tipo de teoria que seu professor universitário ou professor de ensino médio descreve em um quadro negro.

Estou falando de imaginar realidades alternativas. Estou falando de pensar constantemente em "E se isso acontecer ou se acontecer?"

No entanto, muitas vezes, ficamos à frente de nós mesmos. Quando pensamos no futuro, não pensamos em termos de probabilidade. Em vez disso, pensamos nos piores cenários possíveis. Muitas vezes, pensamos em termos de nossos piores impulsos emocionais.

Se for esse o caso, o que você acha que o resultado seria? É previsível. É sempre o fim do mundo. Você acaba se sentindo como se estivesse pulando de uma crise para outra. Nunca acaba. E ai começa seu esgotamento mental.

esgotamento mental

É por isso que é realmente importante parar de pensar no futuro da maneira errada. Não estou dizendo que você deveria parar de pensar no futuro.

Isso seria irresponsável. Você ainda teria que pensar em sua aposentadoria. Você ainda teria que pensar em pagar suas dívidas, suas contas, garantindo que as pessoas pelas quais você é responsável sejam felizes e bem cuidadas. Isso não vai embora.

O que eu estou falando é a sua obsessão com o pior cenário, porque quando o futuro assusta você, o que você está realmente fazendo é ler todas as suas inseguranças e medos.

Isso não está certo porque você está apenas tornando as coisas mais difíceis para você. Como você provavelmente já sabe, a vida já é um desafio. Não há necessidade de adicionar mais combustível ao fogo.

Você Continua Se Comparando Com os Outros

E se eu lhe disser que o homem mais rico do mundo, Bill Gates, pode facilmente se sentir infeliz com apenas um truque simples?

Sabe qual é?

  Aqui está a resposta. Ele pode comparar suas habilidades de basquete com as de Michael Jordan. Isso é garantia de miséria.

É assim que é incrivelmente poderoso se comparar com os outros.

Se você quiser se sentir péssimo, inadequado, incompleto e até sem valor, simplesmente compare-se com outras pessoas.

O problema em se comparar com os outros é que você quase sempre nunca se alinha com o que eles têm. Você quase sempre nunca alinha as coisas incríveis que você tem com as piores coisas que elas têm para si mesmas.

Ao invés disso, você faz isso por inveja, e se você se comparar por inveja, você sempre terminará com a ponta curta do bastão.

É assim que funciona. Obviamente, você não vai comparar o que é incrível em sua vida com o que há de errado com a vida de alguém, porque não há sentido nisso. Você sabe a resposta. Você sai por cima.

Você é Invejoso.

 Sim,você é invejoso então você faz o contrário. Quando você faz isso, você está apenas batendo em você mesmo. Pior ainda, você está reduzindo seu poder pessoal quando faz isso.

Primeiro de tudo, Você se sente inadequado. Você continua repetindo essa mensagem para si mesmo: “Olha, você só tem um BMW; esse cara tem uma Ferrari.

Há algo de errado com você. Você não está trabalhando duro o suficiente. Talvez você seja preguiçoso. Talvez você seja apenas idiota.

“Olhe, ele tem uma esposa modelo e sua esposa parece uma pilha de lixo que pegou fogo. Talvez você seja apenas um bastardo feio.

Você vê como isso funciona? É uma proposta perdedora. Não faz sentido alinhar seu pior ou as coisas que você acha que falta e o melhor de alguém.

É a receita para se sentir esgotado mentalmente!

Outro efeito corrosivo de se comparar constantemente com os outros por inveja é seu impacto em sua gratidão. Você tem que entender que seu senso de gratidão é sua arma secreta.

Ele re-centra seu mundo. Ele lembra que você não é o centro do mundo, e não tem nada a ver com o peso do mundo em seus ombros. Isso ajuda muito na prevenção da depressão, ansiedade e toda uma série de outros problemas.

Quando você continua comparando-se com os outros, isso sempre volta ao que está faltando. Ele sempre volta ao que você deseja e quer ao invés do que você já tem e pelo qual poderia ser grato.

Isso Te Esgota Mentalmente!

Finalmente, quando você sempre se compara aos outros, você se envolve em um processo mental habitual que torna cada vez mais difícil para você se comparar a si mesmo. Isso é o que você deveria estar fazendo na verdade.

Compare-se com seus ideais. Se você está fazendo cem mil reais este ano, qual é o ideal que você definiu para si mesmo? Competir com isso, não com o seu vizinho que faz ao norte de dois milhões de reais por ano.

Você já conhece o resultado dessa competição. Não há necessidade de se bater desnecessariamente. Concentre-se em saber se você está cumprindo seus mais altos padrões e seu esgotamento mental se aliviará.

Conclusão

Preste atenção aos sete sinais que podem levar a um esgotamento mental acima. Se algum deles se aplicar a você ou estiver perto de se aplicar a você, ouça. Isso é um aviso.

Bandeiras vermelhas devem aparecer em sua mente. Você não está no caminho certo. Continue assim e seu esgotamento mental  só vai piorar e piorar.

Faça um grande favor a si mesmo. Entenda que existe uma solução. Não é complicado. Não é caro. Não é algum tipo de solução mística. Procure ajuda, você não precisa passar por nada disso sozinho.