Ferramentas e Técnicas de Coaching Completas

Técnicas e ferramentas de coaching, se usadas da maneira correta, podem mudar a direção da vida do cliente e ajudá-lo a alcançar crescimento, prosperidade e sucesso sustentáveis.

Coaching eficaz vai além da capacidade de fazer as perguntas certas na ordem correta. Grandes coaches são especialistas em orientar seus clientes através do processo de mudança. Eles aprimoram e permitem que seus clientes atinjam seu pleno potencial, superem obstáculos e os ajudem a alcançar o sucesso sustentável.

Aqui estão x das técnicas e ferramentas de coaching mais eficazes para melhorar o desempenho de seu coachees e aprimorar suas habilidades de coaching.

Ferramentas de Coaching:  A Pré Sessão de 5 Minutos

Deixe seus clientes preencherem um breve questionário antes de cada sessão de coaching. Isso ajuda você e seus clientes a reconhecer seu progresso e sucesso desde a última sessão. Você descobrirá se houve obstáculos e o que eles estão enfrentando. Isso mostra o que mais os incomoda no momento e o que eles querem focar durante a próxima sessão.

Essa técnica ajuda seus clientes a se prepararem mentalmente para a próxima reunião e torna sua sessão preparada super eficaz.

Não haverá surpresas e você poderá ajustar facilmente a sessão às necessidades do seu cliente.  Este também é um grupo perfeito e técnica de coaching de equipe, como você pode usar as respostas como ponto de partida para a próxima reunião.

Método SMART 

SMART  essa sigla siginifca Specific ( Especifico), Measurable ( Mensuaravel), Attainable ( Atingível), Relevant ( Relevante) e Time-Based( Temporal).

Essa técnica traz uma estrutura clara para os objetivos. Cada meta ou marco vem com elementos claros e verificáveis ​​em vez de resoluções vagas.

O objetivo geral "Quero expandir meu negócio" será descrito em etapas muito mais detalhadas e orientadas para a ação pelo cliente. O objetivo SMART poderia ser: Eu ganharei cinco novos clientes para o meu negócio de coaching neste mês pedindo referências, criando dois artigos de blog úteis e redes de mídia social. Isso permitirá que eu aumente minha receita e desenvolva uma próspera prática de coaching. 

Ferramentas de Coaching Eficaz: Incentive os Clientes a Compartilharem

ferramentas de coaching

Incentive seus clientes a compartilharem os melhores momentos de cada sessão com você. Deixa-os com uma imagem clara de quanto valor (ROI) eles tiraram do seu treinamento. É fácil ajudá-los a começar com apenas algumas perguntas simples como: "Qual foi o valor mais valioso desta sessão?".

Esta técnica de coaching ajuda você a descobrir os momentos "Aha" do cliente e evitar mal-entendidos. Se todas essas notas estiverem organizadas em um fluxo compartilhado que seja acessível tanto para você quanto para o cliente, você poderá reler e recapitular esses escritos a qualquer momento em etapas posteriores durante o processo.

Faça Perguntas Abertas

Perguntas abertas permitem que seus clientes incluam mais informações, incluindo sentimentos, atitudes e compreensão do assunto. Isso permite que o coach acesse melhor os verdadeiros pensamentos e sentimentos do cliente sobre o tópico. 

Técnicas de Coaching: Use o Poder da Escrita

ferramentas de coaching

Anotar planos e objetivos é o primeiro passo para torná-los uma realidade. Ele compromete seus clientes a agir. Especialmente quando eles são compartilhados e gravados com outra pessoa (como com você - seu coach). Escrever é perfeito para retardar o processo e ajudar os clientes a reconhecer seu progresso e expressar sentimentos ou pensamentos.

Escrever aprimora o poder de observação e foco de seu cliente durante um processo de mudança ou desenvolvimento. Escrita regular também tem sido associada à melhoria do humor e redução dos níveis de estresse.

Um estudo com dois grupos mostrou que as pessoas que escrevem metas e fazem um relatório semanal de progresso alcançam seus objetivos a uma taxa de 76%.

Considerando que os participantes do grupo que não escreveram nada alcançaram seus objetivos a uma taxa de apenas 36%. A escrita é uma técnica eficaz para ajudar os clientes a alcançar resultados sustentáveis ​​no coaching.

Esteja Sempre Presente e Focado

Tome dois minutos para si e respire calmamente antes de cada sessão. Uma vez que sua reunião tenha começado, tente evitar distrações e dar atenção total aos seus clientes. Mostre seu interesse genuíno e que você realmente se importa. Isso pode parecer auto-evidente, mas é um passo importante para construir confiança e um relacionamento significativo de coaching.

Faça Follow Up Com os Clientes - Use o Feedback

Verifique com questionários regulares onde os clientes compartilham seu progresso, experiências, sucesso ou desafios que possam estar enfrentando. Esse feedback contínuo como acompanhamento entre as sessões é uma maneira perfeita de monitorar e avaliar a eficácia do coaching. Ele mostra a seus clientes que você realmente se importa com o progresso deles e dá a eles a sensação de que não estão sozinhos com seus desafios.

Uma das melhores técnicas de coaching e mentoring - O diário

Um diário regular de progresso e reflexão ajuda seus clientes a se desenvolverem e ganharem autoconsciência. Um diário de treinamento é semelhante ao feedback contínuo descrito anteriormente. Seus clientes podem anotar suas emoções, experiências, observações, desafios, sucesso, pensamentos e sentimentos.

Eles não precisam esperar até as próximas sessões, o que pode acontecer em uma semana ou duas, mas podem compartilhar o que estão pensando no momento em que isso acontece.

Um diário compartilhado dá a seus clientes a sensação de que você está sempre disponível para eles e "ouvindo" sem precisar da sua presença. Eles podem escrever sempre que quiserem - à noite, de manhã, durante o dia, na estação de trem a caminho do local de trabalho ou enquanto esperam no médico.

Um diário no coaching lhes dá a capacidade de se concentrar em si , sem qualquer pressão de tempo ou distrações. Uma vez anotados, eles podem sempre reler e recapitular as entradas anteriores em um estágio posterior do processo.

Modelos de Coaching e Ferramentas: Modelo Grow

O modelo GROW é um método simples para definição de objetivos e solução de problemas em coaching. Inclui para etapas:

G ( Goal) para o objetivo: o objetivo é o que o cliente quer realizar. Deve ser definido o mais claro possível. Você pode combiná-lo com o método SMART descrito anteriormente

R for Reality ( Realidade) : Esse é o status quo, onde nosso cliente está agora. O cliente descreve sua situação atual e até onde ela está longe de seu objetivo.

O para Obstáculos e Opções: Quais são os obstáculos (barreiras) que impedem o seu cliente de atingir o objetivo? Uma vez que esses obstáculos são identificados, você pode encontrar maneiras de superá-los - as opções.

W for Way forward ( Siga em Frente): Uma vez identificadas, as opções precisam ser convertidas em etapas de ação que levarão seu cliente a atingir seu objetivo.

Roda da Vida

A roda da vida é a ferramenta de coaching mais famosa usada hoje e vai ajudar o seu cliente a olhar para todas as áreas de sua vida e os considerar cada um por sua vez, permitindo que eles vejam o que está desequilibrado.

Este exercício também ajudará a identificar os  objetivos, se  não tiver feito isso ainda. Esta poderosa ferramenta lhe dará uma representação visual da maneira como sua vida é agora e idealmente como será no futuro.

Entendimento das Emoções

As pessoas representam emoções de maneira diferente, se você pensar em uma ocasião em que se sentiu bem em comparação com um momento em que você sentiu mal e pensar sobre suas emoções, você vai notar que a sensação é diferente.

Algumas pessoas dizem que a raiva é quente, enquanto a felicidade é leve, então você deve perguntar ao cliente como é para ele.

Lições de Casa Para Fortalecer a Responsabilidade

Não importa se você chama de lição de casa, planilha, questionário ou item de ação. Todos apoiam o trabalho que você tem feito dentro de uma sessão de coaching.  Essa é uma das ferramentas de coaching que ajudam os clientes a refletir, agir e atingir os marcos necessários para o objetivo maior.

A lição de casa ajuda a ver se e como os planos de cada sessão estão sendo aplicados. Ele ajuda os clientes a manter o foco em seus planos, idéias e objetivos.

Seus clientes obtêm uma diretriz para aplicar os aprendizados do seu coaching na vida real. Os clientes assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento, ações e sucesso durante o processo de coaching e a vida em geral.

Atribuído com uma data de vencimento e alguns lembretes automáticos para um empurrão amigável em seus ombros, eles fortalecem a responsabilidade do seu cliente. Isso torna o dever de casa uma técnica tão poderosa não apenas nos negócios ou no coaching de vida.

Lista de Tarefas Compartilhada

Nossos clientes se comprometem com várias etapas e planos de ação durante as sessões. Uma vez que eles escrevam e compartilham essas tarefas com você, eles realmente os colocam em existência. Eles se tornam como um contrato entre você e o cliente e fortalecem sua responsabilidade.

Outro benefício é que vocês dois sabem o que está sendo feito e o que não está a qualquer momento durante o processo. Você imediatamente vê onde eles procrastinam ou lutam e quando seu apoio é necessário. A lista de tarefas compartilhada ajuda a definir prioridades, atingir metas mais rápidas e acompanhar as pequenas vitórias durante um processo de coaching.

Mudança de Crença

Fazer mudanças é uma progressão natural da vida, ajudando você a se manter renovado e motivado. Quando quer fazer uma mudança, precisa se perguntar primeiro "por que eu quero  fazer uma mudança?"

Muitos clientes de coaching dirão que "eles tomaram a decisão errada ... se pudessem voltar no tempo .. ”é muitas vezes desaprovado quando cometemos erros, mas todos nós aprendemos com eles, cometer erros é uma coisa boa. Albert Einstein disse certa vez: "Qualquer um que
nunca cometeu erros nunca tentou nada de novo ”O segredo é aprender com o seu passado, olhar para o seu futuro e viva a sua vida no presente.

Seja qual for o erro (oportunidade de aprendizado) que você sente ter feito, você precisa olhar para trás e lembrar que você teve que fazer uma escolha, você fez sua escolha com as circunstâncias,conhecimentos e experiências que você teve naquele momento particular (representado com uma dor ou visualização de prazer).

Você fez essa escolha e aprendeu com ela, essa nova experiência deu a você uma nova oportunidade de aprendizagem e com esta nova experiência e conhecimento, dada a mesmas escolhas, você tomaria uma nova decisão mais informada, não é?

Essa ferramenta de coaching consiste em estimular o cliente a listar as coisas que ele quer e já possui, possui e não quer, não possui e quer, não possui e não quer.

 Método de Coaching : Cartões de Comprometimento

As pessoas estão mais comprometidas com os outros do que com elas mesmas, já que é mais fácil nos deixarmos compromissos com nós mesmos de lado do que com os outros.

  • Peça ao seu cliente para escrever o seu objetivo em 5 cartões "Eu vou deixar de fumar por xx / xx / xxxx ”é importante anotar a data.
  •  Peça ao seu cliente para pensar em 5 pessoas nas quais ele confia e respeita, pessoas que não querem decepcionar
  •  Diga ao seu cliente para dar os cartões de compromisso, um para cada uma dessas 5 pessoas. Seu o cliente tem que dizer a essas pessoas o seu objetivo, e elas querem que elas perguntem ao seu cliente como eles estão se saindo.
  •  Na data da meta, cada uma das 5 pessoas precisa entrar em contato com seu cliente para ver se ela cumpriu com o acordado.

Ferramentas de Coaching: A Pergunta Milagrosa

Nenhuma explicação é necessária para esta técnica. Essa pergunta é feita  para fazer com que o cliente olhe para si mesmo de uma nova perspectiva e principalmente para  encontrar soluções para seus próprios problemas. 

Basicamente o exercício consiste em fazer o cliente ter o seguinte quadro: Imagine que quando você for dormir uma noite, um milagre acontece e o problema de que estamos falando desaparece. Como você estava dormindo, não sabia que um milagre aconteceu. Quando você acordar, quais seriam os primeiros sinais de que o milagre aconteceu?

Avaliação de Risco

As avaliações de risco são usadas por muitas empresas para prever riscos relacionados à saúde e segurança, por exemplo, uma empresa que usa uma máquina de corte de madeira considerará isso como um alto risco. Para reduzir o risco, eles colocarão métodos em ação para combatê-lo, com este exemplo, uma empresa pode usar uma cobertura de lâmina e / ou um botão de parada de emergência.

Para os clientes isso funciona da seguinte maneira, Pense no seu mundo e preveja qualquer “risco” que você possa enfrentar. Ao contrário do local de trabalho, isso não precisa ser físico. Você pode, por exemplo, querer melhorar sua confiança por causa de um ex-parceiro. Seu "risco" seja talvez colidir com essa pessoa, o que significa que você precisa planejar como lidar com essa situação.

Como ser um coach: Guia Definitivo

Para utilizar todas essas técnicas você precisa se tornar um coach primeiro e ao clicar aqui, você pode ter acesso a um artigo onde analisamos os principais treinamentos do mercado. Se quiser baixar uma lista com mais de 10 ferramentas e técnicas de coaching basta clicar aqui.