A Linguagem Corporal

A linguagem corporal é uma forma de comunicação sutil, muitas vezes praticada consciente ou inconscientemente. Esta "língua” está ganhando rapidamente o interesse de muitos novos empreendedores.

Há muitas formas de comunicação e às vezes a linguagem corporal de uma pessoa pode indicar mais coisas do que a palavra dita. Aprender a compreender a linguagem corporal pode ser muito benéfico tanto no ambiente de trabalho, bem como em uma frente mais pessoal.

A linguagem corporal revela sentimentos e reações pessoais aos sentimentos de outras pessoas. No entanto, ainda tem que ser provado ser uma forma de ciência e não é um indicador real para qualquer coisa pois pode ser  manipulada com frequência.

O Básico da Linguagem Corporal

corpo relaxado

As pessoas mais poderosas usam a forma da palavra não dita para fazer julgamentos que provaram ser uma maneira muito eficaz de obter e dar informações.

Ao encontrar alguém pela primeira vez, muitas vezes é um benefício poder ler os sinais da linguagem corporal para avaliar a pessoa ou a situação.

No entanto, novamente, pode não ser a melhor maneira de formar uma opinião, porque, como mencionado anteriormente, a linguagem corporal pode ser manipulada. A arte da linguagem corporal é constantemente trocada e interpretada entre pessoas em diferentes níveis de comunicação alternativa.

Enquanto um indivíduo está ocupado lendo a linguagem corporal das pessoas com quem ele interage, elas ao mesmo tempo também estão lendo a linguagem corporal do indivíduo.

As pessoas que têm o hábito de ler o sinal da linguagem corporal sempre têm a vantagem sobre qualquer situação, portanto, ter algum conhecimento sobre esse assunto seria bom.

Tipos de Posições: Negativas e Positivas

Para poder ler os vários sinais da linguagem corporal com precisão, é preciso primeiro ter um conhecimento básico de todas as possíveis posições , significados ligados e projetados por essas várias poses.

Quando o comportamento de uma pessoa personifica a confiança, a linguagem corporal projetada seria uma caminhada rápida e ereta. Este movimento transmite com sucesso a imagem e mentalidade de alguém focado e seguro de si.

linguagem corporal

A postura clássica da mão nos quadris e das pernas um pouco afastadas, típica das pessoas que tentam retratar a autoridade, na verdade parece estar pronta para qualquer reação externa e possíveis tendências de agressão. Também pode ser usado como uma ferramenta intimidadora.

Sentar-se com as pernas ligeiramente afastadas para os homens sinaliza confiança e um comportamento muito relaxado. Essa interpretação da linguagem corporal também se aplica a sentar com as mãos cruzadas atrás da cabeça e das pernas cruzadas ou esticadas.

A posição da palma aberta mostra sinceridade, franqueza e inocência, assim como um leve sorriso leve ou cantos levemente virados para cima da boca.

Sinais Negativos

Quando se trata dos sinais negativos da linguagem corporal, infelizmente há muito por onde escolher e é bem fácil de ver e interpretar. Por exemplo, sentar-se com as pernas cruzadas e chutar os pés ligeiramente  significa tédio, enquanto os braços cruzados no peito revelam a defensividade de um indivíduo.

via GIPHY

Andar com as mãos nos bolsos e os ombros  ligeiramente curvados é uma indicação clara de desânimo. Tocar ou friccionar levemente a área do nariz é mais comumente visto como rejeição, dúvida ou mentira.

Esfregar o olho, o que é insensato para dizer o mínimo, poderia simplesmente significar cansaço ou sonolência ou ter um sinal mais profundo de dúvida e descrença.

Raiva e frustração geralmente são mostradas como mãos entrelaçadas atrás das costas e uma posição rígida na coluna. Às vezes, a apreensão também é retratada dessa maneira.

Como Entender as Reações Corporais

linguagem negativa

Estar alerta para a leitura dos vários sinais não verbais que as pessoas dão constantemente na forma de linguagem corporal é uma coisa muito vantajosa de ser capaz de fazer. Felizmente não é tão difícil de fazer e algumas pessoas tem mesmo muito facilidade de ler, pois são mais abertas e expressivas.

Observe as Pessoas

No entanto, aprender a estar atento a esses movimentos, às vezes muito sutis, requer alguma prática e compreensão. As pessoas que não estão sintonizadas com o que as cercam são menos propensas a serem sensíveis à linguagem corporal. Intencional e intencionalmente, estar consciente das várias reações do corpo permitirá uma maior compreensão da pessoa ou situação.

A maioria das reações pode ser confortavelmente colocada em duas categorias distintas. A reação positiva e a reação negativa, no entanto, as interpretações podem nem sempre ser tão precisas quanto o pensamento.

Por exemplo, ficar mais perto de outra pessoa pode ser interpretado como conforto  e estar familiarizado com a pessoa citada, enquanto a ação de ficar mais distante talvez seja vista como ligeiramente indiferente ou simplesmente menos confortável ou não querendo estimular um relacionamento mais próximo.

linguagem corporal infografico

Outro sinal de linguagem corporal  é a abertura para ser abraçado ou beijado. Essa ação específica mostra claramente a personalidade da pessoa ou a falta dela.

Ao serem capazes de ler isto, aqueles que estão ao redor são capazes de estender a ação ou usar uma forma mais reservada de contato corporal.

Ao tentar avaliar uma situação ou uma nova personalidade para um grupo de pessoas já existentes, as reações faladas ou implícitas por meio da linguagem corporal são muito úteis.

A linguagem corporal do recém-chegado também será refletida nas reações correspondentes daquelas já estabelecidas no cenário particular.

Tipo de Imagem: O que Você Quer Projetar?

confiança

A maioria das pessoas chega a um ponto na vida onde deseja fazer uma mudança completa para projetar uma nova imagem. Depois de ter tido a antiga imagem utilizada por tanto tempo e de encontrar apenas um estilo de vida entediante, a idéia de mudança é mais que bem-vinda.

Para fazer este exercício de rebranding , tem de haver um certo objetivo claro para o qual trabalhar.

Isso é para garantir que o exercício seja concluído até o final e com sucesso. Algumas das áreas que merecem ser exploradas são o estilo pessoal, a escolha de roupas, as condições corporais são apenas algumas delas.

Mudar o estilo pessoal de um indivíduo é quase sempre o primeiro objetivo a alcançar em um make over geral.  A linguagem corporal habitual geral deve ter a capacidade de ser complementada com a mudança ou ajuste do estilo pessoal.

Ter um bom estilo pessoal acabará por transcender a capacidade de fazer contato visual com confiança e, assim, retratar ainda mais a confiança na linguagem corporal também.

O senso geral de um indivíduo também está ligado à personalidade e linguagem corporal praticada. As pessoas que geralmente preferem estar vestidas casualmente dão a impressão de serem fáceis quando combinadas com a linguagem corporal correspondente de um comportamento muito descontraído.

Em contraste, aqueles que estão sempre impecavelmente vestidos têm uma linguagem corporal bastante rígida. Se a ideia é ter um comportamento mais profissional do que a imagem correspondente, também deve projetar isso.

Para alguns, o hábito original de ter maus hábitos é uma norma. Se houver alguma forma de interação com os outros, especialmente de uma maneira mais amigável, então a questão da higiene pessoal deve ser abordada.

Ter uma imagem em mente do resultado desejado é o primeiro passo para realmente considerar e mudar o comportamento geral do indivíduo através de novos e mais apropriados sinais de linguagem corporal.

linguagem corporal

Como Melhorar a Linguagem Corporal

Pratique no Espelho

Hoje quase tudo é levado a sério e para a maioria, essa maneira de ler as pessoas não é apenas benéfica, mas bastante rápida. No entanto, o perigo é que as interpretações erradas podem ser lidas e, assim, a ideia errada é formada.

A vida é como um palco e, para chegar a qualquer lugar, todos devem jogar o jogo cooperativamente. A maioria das pessoas tem o hábito de praticar algumas rotinas de linguagem corporal na frente de um espelho.

Essa é uma boa maneira de ver o que as outras pessoas estão vendo e de fazer as mudanças necessárias para garantir que as mensagens corretas sejam transmitidas através da linguagem corporal usada.

Praticar cenas no espelho também permite que o indivíduo ganhe a confiança necessária no encontro proposto para o qual ele está praticando. Isso também garante que os movimentos corporais e faciais retratem os resultados desejados e não sejam mal interpretados.

Às vezes, as pessoas retratam inadvertidamente o exato oposto do que elas realmente querem dizer, e isso pode causar problemas desnecessários para todas as partes envolvidas. A linguagem corporal é uma forma sutil de transmitir a mensagem e, certamente, é necessário ter certeza de que a mensagem não é presumida.

Portanto, praticando as várias poses e expressões diferentes na frente de um espelho, a mente pode realmente disseminar o que o olho percebe.

Uma vez que a ação desejada da linguagem corporal e os contornos faciais sejam dominados, o indivíduo será capaz de ter uma nova confiança em realmente reproduzir tudo no momento apropriado.

Essa confiança é aparente porque o olho da mente já ficou a par da confiança personificada mostrada pela imagem especular. Também subconscientemente, a pessoa se torna mais consciente da “nova” imagem do que da “velha” imagem quando realmente desempenha o papel pretendido.

Treine seu Corpo

Como já firmemente estabelecido, a linguagem corporal é uma forma restolho muito importante de comunicar sentimentos e reações ao ambiente. Também previamente estabelecido é o fato de que a linguagem corporal também pode ser manipulada para uma vantagem ou circunstâncias necessárias.

Aqui estão algumas áreas onde se pode treinar ou manipular o corpo para reagir de uma determinada maneira, a fim de alcançar os resultados desejados.

Contato com os olhos 

este é um aspecto importante a ser dominado quando se lida com pessoas. Garantir contato visual constante permite que o destinatário tenha certeza de que existe algum nível de interesse no que está sendo discutido. Se fingir ou não contato visual é algo que vale a pena aprender a exercitar. Também faz com que o destinatário se sinta mais à vontade e confiante na situação.

 Postura

é outra posição importante do corpo que dita não apenas a sensação real de cansaço e de estar esgotado, mas também fisicamente faz com que esses sentimentos se manifestem. Isso se deve aos ombros curvados ou caídos, bem como às posições encurvadas, todos contribuindo para a inibição da respiração boa e profunda. Isso, por sua vez, dará a impressão de estar desconfortável ou nervoso.

Posições da Cabeça

Usar as posições da cabeça para ditar a mensagem da linguagem corporal recebida também é outra maneira eficaz de tornar a situação confortável ou desconfortável.

Inclinar a cabeça levemente enquanto fala ou escuta implica um comportamento amigável, manter a  cabeça reta e alinhada com as costas e a coluna,  implica seriedade e até aborrecimento.

Braços Cruzados

O popular cruzamento de braços indica claramente desaprovação a partir do início da conversa. Como normalmente é feito a partir de uma posição autoritária, diz a todos para recuar e dar espaço individual.

Por outro lado, as mãos penduradas frouxamente ou mantidas atrás das costas implicam estar no controle e capazes de assumir qualquer coisa, que é uma boa linguagem corporal a ser desenvolvida para projetar os efeitos desejados.

Como Utilizar Sua Linguagem Corporal

Às vezes, quando a comunicação verbal não funciona, é preciso encontrar outras alternativas para transmitir a mensagem de maneira eficaz e rápida. Todo mundo tem suas próprias maneiras distintas de se expressar e aqueles que estão familiarizados com os sinais da linguagem corporal não terão problemas em interpretar esses sinais.

A fim de criar uma situação confortável ou melhorar uma situação desconfortável, o uso de diferentes posições da linguagem corporal pode ajudar. Essas várias posições são usadas para criar a diferença desejada em como as pessoas recebem as mensagens implícitas, o humor geral do destinatário ou até mesmo para encontrar um equilíbrio entre as pessoas ao redor.

Algumas posições corporais comumente praticadas e recomendadas que podem ajudar a manter as pessoas ao redor se sentindo à vontade e até mais felizes são as seguintes:

 Sorrir 

isso raramente traz uma resposta ou reação negativa. A maioria das pessoas mudará quase imediatamente sua reação de resposta negativa a uma reação positiva, quando um sorriso é oferecido. Seria difícil responder a um sorriso com uma reação negativa dura.

Confiança ao Sentar

 Uma posição sentada confiante também é outra maneira de “sacudir” quaisquer elementos negativos tanto no indivíduo quanto nos que estão por perto. Dando a impressão de estar relaxado, mas com uma certa dose de atenção, o indivíduo será capaz de desarmar qualquer possível indivíduo ágil. Também incentiva os que estão por perto a serem energéticos quanto possível com a posição ereta

Ao praticar momentos mais lentos e mais precisos, o indivíduo também está criando uma sensação de calma por toda parte. Isso, por sua vez, também incentivará os que estão por perto a serem igualmente calmos e relaxados.

Tudo isso quando colocado em prática regularmente até se tornar bastante natural fará com que aqueles que estão por perto também sejam afetados positivamente. Quando isso é feito, a porcentagem de confrontos é ensinada e mantida sob controle.

A Importância da Simetria Para a Linguagem do Corpo

Alcançar a simetria na vida é uma meta que vale a pena trabalhar. Na vida, todas as coisas devem ter algum tipo de equilíbrio. Padrões de simetria técnica nos ajudam a organizar pequenos mundos individuais conceitualmente. Para o indivíduo ainda mais tecnicamente criterioso, a simetria é melhor explicada como uma ocorrência na natureza e as inversões de artistas, músicos artesãos, coreógrafos e matemáticos.

Para o indivíduo, porém, isso é mais do que apenas encontrar um equilíbrio. Indo pela regra geral que em todas as coisas há uma ação e uma reação seria uma maneira mais simples de explicar este termo implícito demais. Ser capaz de reagir ou causar uma certa reação é, de alguma forma, exercer algum controle sobre o resultado de qualquer situação.

Se um indivíduo deseja se engajar em um cenário onde o resultado é benéfico para todos, então a linguagem corporal relevante precisa ser focada e especificamente ajustada para o referido desfecho. A resposta à linguagem corporal diferente praticada e planejada deve ter a intenção de alcançar algum nível de simetria em sua entrega.

Às vezes, ou na maioria das vezes, a simetria de qualquer situação precisa ser reajustada para obter a reflexão pretendida ou desejada.

Se a desejada reação simétrica necessária for positiva, então a linguagem corporal correspondente deve ser feita de uma maneira que envolva os mesmos resultados reflexivos positivos.

O envio dos sinais corporais que personificam a aura positiva quase sempre será capaz de alcançar o resultado positivo que é simétrico por natureza. O mesmo se aplica à linguagem corporal gerada de maneira oposta.

Tecnicamente, o sistema simétrico pode ser dividido em algumas partes distintas que são simetria de rotação, simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de reflexão de deslize. Todos estes podem ser inter relacionados e refletidos nas várias linguagens corporais correspondentes.

Objetivos da Linguagem Corporal: Saiba o que quer passar

Em todos os contextos, a maioria das pessoas se esforça para ser receptiva e receptiva às necessidades dos outros. 

Nos vários cenários de hoje em dia, as pessoas às vezes perdem de vista que suas ações individuais e seus padrões de fala não afetam a si mesmos, mas também afetam aqueles que estão por perto.

Em alguns casos, as conseqüências são tão amplas, que às vezes é difícil entender como uma ação ou palavra  é percebida, como um pequeno gesto insignificante pode ter efeitos monumentais.

A linguagem corporal pode ter esse resultado reflexivo incomum. A única coisa importante a ter em mente é que qualquer linguagem corporal sendo exercida terá alguma reação ou outra.

Portanto, a ideia por trás da prática de controlar os movimentos pretendidos da linguagem corporal deve ser sempre para obter os resultados pretendidos.

Criar uma situação confortável ou desconfortável, intencionalmente ou não, é sempre a idéia por trás de tentar combinar os outros ao redor, através do uso da linguagem corporal.

Esta é uma ferramenta eficaz que às vezes é muito mais eficaz do que usar o poder da palavra falada. Tem sido dito, em tom de brincadeira ou em seriedade, que “olhar que pode matar” ou “ações falam mais alto que palavras. ”Embora o último não se refira realmente ou especificamente às ações reais, há algumas conotações que podem ser ligadas a ele.

Ao considerar sempre as ações e as práticas da linguagem corporal, seria vantajoso, até certo ponto, que esta é, de fato, uma ferramenta muito eficaz para usar tanto na vida pessoal quanto profissional de um indivíduo.

Em contextos sociais também o uso e a manipulação da linguagem corporal para obter a resposta reflexiva pretendida depende muito do estilo de execução da referida linguagem corporal.

E se transmitir uma linguagem corporal errada?

Muitas vezes as pessoas não percebem o impacto da linguagem corporal e suas conseqüências em qualquer situação ou cenário específico.

 No entanto, para os que discernem e alguns considerariam tristemente inteligentes, poucos planejam, o uso intencional da linguagem corporal na vida diária, o que já provou provou ser uma ferramenta bastante eficaz e benéfica.

Praticar para estar consciente e continuamente consciente dessa ferramenta, às vezes muito eficaz, é uma arte que vale a pena explorar. No entanto, por outro lado, o uso errado ou subconsciente da ferramenta de linguagem corporal pode trazer resultados desnecessários e, por vezes, irritantes.

O uso incorreto da linguagem corporal pode trazer as reações e reflexões que não são necessárias ou desejadas, causando um grande transtorno tanto para a pessoa que processa a linguagem corporal quanto para o receptor percebido. Tal má interpretação pode acabar causando as reações pretendidas quase opostas.

Especialmente nos relacionamentos, quando uma linguagem corporal particularmente inocente é exercida e refletida, as conseqüências de tais ações podem e são erroneamente percebidas, resultando no processo muito confuso de tentar “endireitar” tudo.

Nos negócios também, uma percepção errada da ferramenta de linguagem corporal pode causar resultados muito prejudiciais. Portanto, é de fato prudente praticar para estar sempre consciente da linguagem corporal sendo implícita e segura. Isso é realmente necessário para evitar que ocorram inconvenientes desnecessários.

Conclusão

Há muitos resultados positivos que podem ser obtidos com o uso da prática de linguagem corporal positiva. Mas, para entender e adquirir as habilidades para praticar conscientemente as táticas positivas da linguagem corporal, primeiro é necessário ter algum conhecimento básico das expressões e ações reais envolvidas.

Ao fazê-lo, há uma boa possibilidade em evitar as conseqüências de sinais ou ações incorretos da linguagem corporal que se refletem no comportamento de uma pessoa, consciente ou inconscientemente.