Método Kaizen: O que é?

Ser feliz, fazer os outros ao seu redor felizes, viver a vida ao máximo… Estas são as três principais razões pelas quais procuramos melhorar continuamente na vida. Sem felicidade, rostos sorridentes à nossa volta e vivendo a vida ao máximo, que tipo de vida viveríamos?

Hoje, gostaria de lhe apresentar uma coisinha chamada kaizen - muitos de vocês já devem ter ouvido isso antes, mas para alguns, essa pode ser uma palavra estrangeira.

Simplificando,o Método Kaizen é uma estratégia de gestão japonesa que pode ser incorporada em todas as áreas da sua vida, desde situações de trabalho a problemas de vida pessoal e a gestão dos mesmos. Aproximadamente traduzido, isso significa; “Melhoria contínua e lenta, ou boa mudança.”

Kaizen, é a filosofia de usar pequenos passos, ou contribuições, que trabalham para uma grande mudança, ou "grande figura". Ele se concentra em você e eu, os indivíduos que fazem parte de uma pequena empresa, corporação e até mesmo um país.

Ele engloba as pequenas coisas que podem ser alteradas por cada um de nós, no caminho para se tornar seres humanos melhores, mais saudáveis e mais aptos.

Isto é conseguido através da concentração e melhoria das pequenas coisas que, com o tempo, esforço e consistência, adicionam um estilo de vida, criando sucesso quase sem esforço. Para chegar a este ponto, temos que vencer nossos maus hábitos alimentares, falta de atividade e estresse.

Temos que dar passos pequenos, mas firmes, para alcançar nossos objetivos, não importa o que eles possam ser! Podemos usar o poder e a eficácia do método Kaizen para realizar tudo isso.

Kaizen é um compromisso de longo prazo. É preciso uma visão de longo prazo e os princípios mais importantes são que é um exercício diário, contínuo e constante.

Pequenas melhorias são ótimas e é importante que você procure continuamente maneiras de melhorar as coisas, não importa quão pequenas elas sejam. Você conhece o ditado: "se funciona, por que mudar isso?" Bem, a filosofia Kaizen sugere que sempre há maneiras de melhorar as coisas, não importa quão pequenas sejam essas mudanças.

Todos nós sabemos que é melhor prevenir um problema do que consertar um. Ao incorporar os princípios Kaizen em sua vida, qualquer obstáculo ao seu sucesso pode ser removido, mesmo que seja um passo de cada vez. Basta lembrar, uma caminhada de mil milhas começa com o primeiro passo.

Como Começar com o Método Kaizen?

método kaizen

Você precisa começar com sua mente. O que motiva você? Qual é a sua razão para querer fazer o que quer que seja, perder peso, planejar uma viagem ou melhorar seu bem-estar financeiro? Como alcançar esses objetivos fará você se sentir e como isso poderá mudar sua vida?

Temos que aprender a ser pacientes. Isso só pode ser medido pelo seu comprometimento com seus objetivos. Você está se comprometendo com mudanças para melhorar sua vida e isso não mudará durante da noite pro dia. Como dizem, Roma não foi construída em um dia!

Quando você adotar a filosofia Kaizen, você não será prejudicado por contratempos, mas aumentará sua visão com objetivos baseados em prazos e medição de seu sucesso diariamente, respeitando seu compromisso.

Bem, agora é hora de dar uma olhada mais de perto no método Kaizen, através desta curta jornada vamos descobrir exatamente o que é o método kaizen , a história por trás dele, os diferentes tipos de Kaizen, como criar um ambiente Kaizen em sua casa, e muito mais. Vamos ao guia.

A História do Método Kaizen

método kaizen vídeo

Depois que a Segunda Guerra Mundial terminou, as forças americanas de ocupação foram convidadas a ajudar o Japão a se recuperar das duras consequências da guerra da qual o país sofria. Em coordenação com os executivos de negócios japoneses, esta equipe desenvolveu novas medidas para melhorar os processos de negócios, qualidade e produtividade.

Ao mesmo tempo, a Seção de Comunicações Civis (CCS) trabalhou no desenvolvimento de um programa de treinamento gerencial que buscava ensinar métodos de controle estatístico. Homer Sarasohn e Charles Protzman desenvolveram e ensinaram este curso durante os anos de 1949-1950. Sarasohn recomendou W. Edwards Deming para treinamento adicional.

A Seção Econômica e Científica (ESS) também foi designada com a tarefa de melhorar as habilidades gerenciais japonesas e Edgar McVoy trouxe Lowell Mellen para o Japão para ajudar a estabelecer os programas de Treinamento Dentro da Indústria (TWI) em 1951.

Antes da chegada de Mellen, em 1951, o grupo da ESS mostrou um filme de treinamento sobre os princípios do TWI 3J - Instrução de Trabalho, Métodos de Trabalho e Relações de Trabalho. Este filme foi intitulado como "Melhoria em quatro etapas". Assim, esta foi a introdução original do Kaizen ao Japão.

Em 1960, o Imperador do Japão concedeu a Medalha do Tesouro Sagrado de 2ª ordem ao Dr. Deming por introduzir e implementar o Método Kaizen no Japão.

O Kaizen foi adotado pela Toyota pela primeira vez quando implementou círculos de qualidade em seu processo de produção. Um círculo de qualidade é um grupo de pessoas que trabalham no mesmo projeto ou em um projeto semelhante, que se reúnem regularmente para identificar, analisar e resolver problemas relacionados ao trabalho, se houver.

Isso levou à formação do Sistema Toyota de Produção, liderado por Taiichi Ohno, ex-vice-presidente executivo da Toyota Motor Company. Isso visava criar um sistema de melhoria contínua em qualidade, processos, produtividade, gerenciamento e tecnologia.

Em 1986, Masaaki Imai apresentou o método Kaizen ao resto do mundo através de um dos livros mais vendidos, chamado Kaizen: A chave para o sucesso competitivo do Japão.

O Impacto do método Kaizen no Mundo

impacto método kaizen

Kaizen é uma filosofia que pode ser aplicada em todas as esferas de nossas vidas, seja na nossa vida profissional, vida social ou vida em casa. A implementação do método Kaizen assume que sempre há espaço para melhorias e não se deve ficar completamente satisfeito com as conquistas anteriores e, portanto, buscar melhorar.

Quando as empresas começaram a aplicar o conceito do método Kaizen, buscando por melhorias nas pessoas, nos produtos e nos processos seguidos na empresa.

A ênfase é colocada no processo - na parte "como" de alcançar os resultados desejados. Os funcionários que são melhores em seus trabalhos sugerem melhorias que ajudariam a resolver problemas de maneira rápida e eficiente. Essas mudanças são então comunicadas a todos da equipe para que o restante da equipe também possa começar a aplicar o Kaizen

Um estudo de 236 funcionários de três instalações diferentes mostrou que a adoção do Kaizen levou ao enriquecimento do trabalho e a um aumento na motivação. A satisfação no trabalho também leva à satisfação em sua vida pessoal, enriquecendo assim a vida nas esferas pessoal e profissional.

O método Kaizen tem muitos benefícios no mundo real, alguns dos quais estão listados abaixo.

 

  • O processo de Kaizen ajuda a garantir que quaisquer obstáculos ou ameaças ao projeto sejam identificados nos estágios iniciais do projeto e resolvidos imediatamente.

 

  • Destina-se a reduzir o desperdício de uma organização por uma gestão eficaz. Como esse método incentiva a ideia de que sempre há formas melhores de se fazer as coisas, os funcionários são convidados a conduzir sessões de brainstorming para apresentar ideias novas e inovadoras para reduzir o desperdício. Isso também garante que as pessoas trabalhem em equipe e alcancem um resultado positivo.

 

  • As empresas que implementam o Kaizen são adeptas do pensamento orientado para o processo, o que significa que o método para alcançar um determinado resultado é tão importante quanto o próprio resultado.

 

  • O Kaizen provou ser imensamente bem-sucedido nos negócios japoneses e é responsável por trazer o Japão para a vanguarda no mercado global. Devido a esse sucesso no Japão, essa filosofia está sendo implementada em grande escala em organizações de outras partes do mundo. Por focar em melhoria, tem grandes impactos positivos para os negócios e também em outras esferas da vida.

Tipos de Método Kaizen

Kaizen, se implementado em uma organização, é de responsabilidade de todos os funcionários e não apenas de algumas pessoas selecionadas.
Existem diferentes maneiras pelas quais a filosofia Kaizen pode ser implementada no local de trabalho, algumas das quais estão listadas abaixo.

Point Kaizen

É um dos tipos mais implementados de Kaizen. Acontece muito rapidamente e geralmente sem muito planejamento. Assim que algo é encontrado quebrado ou incorreto, medidas rápidas e imediatas são tomadas para corrigir os problemas.

Estas medidas são geralmente pequenas, isoladas e fáceis de implementar, mas podem ter um enorme impacto.

Em alguns casos, também é possível que os efeitos positivos do ponto kaizen em uma área possam reduzir ou eliminar os benefícios do ponto Kaizen em alguma outra área.

Um exemplo de Point Kaizen poderia ser uma inspeção de loja por um supervisor e ele encontra materiais quebrados ou outros pequenos problemas e, em seguida, pede ao proprietário da loja para executar um rápido Kaizen (5S) para corrigir esses problemas.

Sistemas Kaizen

Sistema Kaizen é realizado de forma organizada e é concebido para resolver problemas de nível de sistema em uma organização.

É um método de planejamento estratégico de nível superior que resulta em vários eventos Kaizen planejados durante um longo período de tempo. É em contraste com o ponto Kaizen, que geralmente acontece como resultado da identificação de um pequeno problema que é resolvido em um curto período de tempo.

Linha Kaizen

"Linha" neste contexto refere-se a um espalhamento estruturado de Lean de ponto ou discreto para a linha. Por exemplo, o Kaizen pode ser aplicado a um processo (ponto), mas também ao processo posterior. Esses dois pontos constituem uma Linha Kaizen.

Outro exemplo pode estar no Lean implementado na aquisição, mas também implementado no departamento de planejamento. Aqui, neste caso, o planejamento está a montante da aquisição e o Kaizen é realizado nesses dois pontos, o que forma uma linha.

Plano Kaizen

É o próximo nível superior do Line Kaizen, em que várias linhas estão conectadas. Em terminologias modernas, isso também pode ser descrito como fluxo de valor, onde, em vez de departamentos tradicionais, a organização é estruturada em linhas de produtos ou famílias e fluxos de valor. Ele pode ser visualizado como alterações ou melhorias feitas em uma linha sendo implementada em várias outras linhas ou processos.

Cube Kaizen

Cube Kaizen descreve a situação em que todos os pontos dos planos estão conectados entre si e nenhum ponto é separado um do outro. Isso se assemelharia a uma situação em que o Lean se espalhou por toda a organização. Melhorias são feitas para cima e para baixo através do plano, ou upstream ou downstream, incluindo a organização completa, fornecedores e clientes. Isso pode exigir algumas alterações nos processos empresariais padrão

Como criar a cultura kaizen em casa

Tanto quanto o kaizen ou a filosofia de melhoria contínua é usada para que todos os funcionários em todos os níveis da empresa trabalhem juntos de forma proativa para alcançar melhorias regulares e incrementais no processo de fabricação, para que todos os membros do seu agregado possam trabalhar juntos para se esforçarem. para melhoria contínua das condições em sua casa.

Não tenha uma pessoa como senhor e mestre; todos os membros da família devem oferecer sugestões em reuniões regulares e trabalhar com as sugestões que podem ser obtidas. Você verá que a atmosfera e a aura da sua casa melhorarão e que todos ficarão muito mais felizes sendo parte de um processo de trabalho em um lar feliz

Tenha em mente que o kaizen é parte do plano de ação e também parte da filosofia. Como um plano de ação, o kaizen tem tudo a ver com a organização de eventos focados na melhoria de áreas específicas dentro do empresa.

Sua casa não é uma empresa, mas também pode constantemente usar melhorias onde a família pode viver em harmonia.
Como filosofia, kaizen é tudo sobre a construção de uma cultura onde todos os funcionários estão ativamente engajados em sugerir e implementar melhorias na empresa.

Em sua casa, uma vez que o membro da família começar a se ajudar mutuamente com as tarefas diárias habituais, você verá quanto pode ser realizado durante o tempo que levaria um membro da família para realizar uma tarefa. Com as crianças, que têm idade para também ajudar, pode fazer muita diferença ensiná-las certas tarefas e ajudá-las a entender por que elas são necessárias. Você verá que até as crianças podem se orgulhar do que aprenderam e ficar contentes por ter ensinado essas tarefas.

O Kaizen trabalha em conjunto com o trabalho padronizado, pois o trabalho padronizado cuida das melhores práticas para um determinado processo e o kaizen, em seguida, encontra melhorias para esses processos.

Você pode fazer uso de um evento kaizen típico, mesmo em sua casa. Primeiro de tudo você deve definir metas e ver o que precisa melhorar em sua casa e, em seguida, certifique-se de que todos entendam por que essas metas devem ser cumpridas.

É interessante notar que o kaizen como plano de ação é o que realmente desenvolve o kaizen como filosofia. Em seguida, o método é aplicado como uma ação por meio de eventos kaizen de sucesso contínuos e consistentes para também ensina os funcionários ou, conforme o caso, os membros da família a pensar de forma diferente sobre seu trabalho ou suas tarefas.

Implemente-o de forma correta e você pode ter uma vida doméstica mais harmoniosa.

Método Kaizen e seus benefícios

Como abordamos na primeira parte deste guia, a idéia básica do Kaizen se concentra na melhoria de processos e produtos e, ao mesmo tempo, utiliza a criatividade dos funcionários para auxiliar na definição de como os procedimentos e sistemas podem ser melhorados.

Duas das vantagens gerais dessa filosofia incluem o aumento da produtividade e a capacidade de manter produtos e serviços de qualidade. É através do trabalho em equipe que não se beneficia pelo individualismo. A ideia kaizen é ótima para criar uma atmosfera de trabalho que recompensa a todos.

Outra vantagem do kaizen é a possibilidade de criar um negócio sólido. Uma vez que você comece a praticar um método como esse, todos os seus funcionários estarão pensando em um estilo “correia transportadora” e aprendendo um com o outro, assim como compartilhando idéias e sugestões para melhoria constante.

O Kaizen ajuda a melhorar a satisfação dos funcionários, permitindo que eles examinem os processos e sistemas e façam sugestões para melhorias adicionais.

Reunir-se para reuniões de equipe é uma ótima maneira para os funcionários compartilharem suas ideias e apresentarem mais sugestões para melhorar a qualidade.

Outro grande benefício deste tipo de sistema é o aumento da produtividade, porque os trabalhadores se envolvem mais com o processo de tomada de decisão e estão ansiosos para ver que sua sugestão funciona.

É também uma ótima maneira de envolver os novos funcionários desde o início, quando eles percebem que todos trabalham juntos como uma equipe. Ao implementar o kaizen em seu negócio, você também pode melhorar a segurança no trabalho.

Isso ocorre quando suas ideias implementadas ajudam a limpar as áreas onde os funcionários trabalham e permitem que eles tenham um melhor controle de equipamentos e processos.

Uma vez que os trabalhadores vejam como tudo isso funciona, uma vez que algo dê errado, eles estarão prontos para se unir e debater ideias sobre como consertar a situação, em vez de refletir sobre isso individualmente.

mais ou menos como ter uma máquina bem lubrificada em constante movimento. É bom para os empregadores, porque eles podem ter certeza de que haverá menos ferimentos relacionados a acidentes que podem resultar em diminuição da produção e que os funcionários tirem folga para lidar com emergências médicas.

Outra coisa que você pode ter certeza é que, se de repente surgir uma nova tarefa devido ao progresso contínuo, qualquer funcionário que já saiba como realizar essas tarefas estará pronto para mostrar a outras pessoas como elas são feitas. Dessa forma, a produção não precisa parar para um processo de aprendizado, mas pode continuar à medida que os funcionários aprendem e avançam. 

Você pode ter certeza de que o kaizen será de grande benefício para sua empresa, seus funcionários e mais importante para a produtividade.

Kaizen Pessoal

Primeiro de tudo, o que você quer fazer é começar o seu próprio método kaizen e criar uma lista das áreas que você quer melhorar. Você pode tornar seu dia mais eficiente, sincronizando suas atividades e pode tornar seu dia mais produtivo, alcançando as metas que deseja alcançar no dia a dia.

Dê uma olhada no que você gasta mais tempo, como ler e-mails, atender chamadas telefônicas ou escrever relatórios. Digamos que o e-mail demore mais tempo para classificar. Essa é outra idéia do kaizen - começar com as tarefas mais simples. Você pode considerar a introdução de um fluxo de pasta ou criar uma caixa de entrada e uma caixa urgente. Reserve tempo para o correio urgente primeiro e faça isto várias vezes se houver muito. Em seguida, deixe a caixa de entrada regular para limpar quando tiver realizado outras tarefas primeiro.

O que precisa fazer é exteriorizar o pensamento e “libertar-se” para as tarefas que devem ser realizadas em um dia de trabalho. Mesmo se você deixar de lado outras tarefas para o dia seguinte, você terá a satisfação de que o que precisava ser feito esta pronto.

Kaizen também se concentra na eliminação de desperdícios. Em uma situação de empresa, é importante que os funcionários configurem estações de ferramentas para que tudo esteja facilmente ao alcance e não se desperdice tempo procurando determinadas ferramentas. Ao cortar etapas que desperdiçam tempo, a produtividade pode ser aumentada.

Outro princípio kaizen é a padronização, quando você pensa sobre quais são as melhores práticas e faz isso antes de serem postas em movimento.

Quando estiver pronto, já visualizando essas práticas, você poderá implementá-las quase que automaticamente. Depois de ver como essas práticas funcionam, você pode considerar se alguma delas precisa de melhorias e trabalhar na próxima.

Pode ser uma boa ideia adotar uma nova prática a cada mês. Depois de um tempo, você verá quais dessas práticas se tornam desatualizadas e passe para outra. 

Você quer ter tudo funcionando perfeitamente, o que acalma a mente e então você pode se concentrar nas tarefas mais difíceis que ainda podem causar alguns problemas.

Tenha em mente que o método kaizen é um sistema para introduzir melhorias no processo, e o mais importante é usar esses sistemas para tornar sua vida muito mais fácil.

Você pode obter mais trabalho de funcionários felizes e satisfeitos do que de funcionários insatisfeitos e estressados. Uma vez que os funcionários também estão ajudando uns aos outros a entender certos processos e todos estão aprendendo enquanto seguem, você pode ter certeza de que a produção não vai parar. Isso também irá liberá-lo para se concentrar nas tarefas que são de maior importância para você.

Como Utilizar a Filosofia Kaizen Para Atingir Seus Objetivos

Motive-se

Há um ditado que diz: “a mente é forte, mas a carne é fraca!” Comece associando-se a pessoas que têm uma mentalidade positiva, pessoas que podem lhe dar bons conselhos e boas informações.

Use o que  aprendeu com seus erros. Você pode usar estímulos visuais, como um pôster mostrando um lugar ou um evento esportivo que você pretende visitar no futuro. Você também pode usar um calendário e marcar os dias de folga e mostrar como está progredindo em direção ao seu objetivo.

viagens

Antecipe-se a Obstáculos

Nós todos sabemos que é muito difícil se livrar de velhos hábitos e, ao mesmo tempo, novos hábitos são difíceis de manter no lugar. É tudo sobre manter-se forte!

É muito importante que percebamos que vamos escorregar de vez em quando e que temos um plano para antecipar problemas que possam ocorrer. Isso é a vida para você e temos que estar preparados para que algumas coisas não saiam como planejado.

Fortaleça os pontos fracos  no seu plano

Você precisa aprender a transformar desculpas em oportunidades. Isso vai te deixar mais forte. Há muitas coisas na vida que nos preparam para o fracasso. Questões financeiras, interações sociais, transporte e uma miríade de outras coisas. Isso nos impede de alcançar nossos objetivos, se permitirmos. Tente transformá-los em pontos fortes e crie alternativas, em vez de desistir completamente.

Espero que tenha aproveitado sua leitura! Até mais