Você sabe o que é procrastinação?

Suponhamos que você planejou estar em seu PC, trabalhando em um projeto, às 10h de uma manhã de segunda-feira, mas você não está. Por quê? A resposta pode ser um ou mais dos motivos abaixo:

  • Acordou Tarde
  • Brigou com a sua namorada (o) e ficou repassando a briga na sua cabeça durante a noite.
  • O café ainda não fez efeito
  • Esta inquieto com o tempo- O dia está ótimo pra dar um volta de bicicleta.
  • Recebeu um telefonema (ou e-mail ou mensagem instantânea) de um amigo, que está deprimido (embora não em crise) e pediu para conversar.
  • Recebeu um telefonema de um amigo (ou e-mail ou mensagem instantânea) que está feliz e deseja compartilhar ótimas notícias.
  • Está lendo o jornal - todas as últimas palavras.
  • Esta jogando Paciência.
  • Simplesmente percebeu que é altamente crucial trabalhar em outro projeto.
  •  Ou, se você trabalha em um escritório em casa: Ligou a televisão por “um minuto” e viu que um de seus atores favoritos estava sendo entrevistado, então você decidiu assistir a entrevista.
  • Simplesmente percebeu que a roupa precisa ser lavada e passada com urgência!

Essas são coisas comuns que podem tirar você do seu caminho. E essa é apenas uma lista parcial; naturalmente, você pode adicionar muitas outras coisas a ela.

É provável que existam centenas de potenciais  imprevistos” que podem tirar você do seu projeto inicial.

Uma coisa importante a salientar é que, enquanto alguns destes solavancos parecem “bons” ou “valiosos” (como adquirir conhecimento ou lavar a roupa), e alguns parecem um tanto quanto "frívolos” (como jogar Solitaire), eles são todos igualmente inaceitáveis ​​do ponto de vista de vencer o seu hábito de procrastinação.

Procrastinação é quando você se depara com a meta que você estabeleceu para si mesmo durante o dia. O desafio de procrastinação é o de resistir à coceira e vontade de deixar o seu objetivo para depois.

Você precisa aprender a resistir ao impulso de ser absorvido em atividades que não estão em sua programação normal, independentemente de quão cruciais ou virtuosas elas pareçam ser no momento.

A única exceção, naturalmente, é para emergências, ou seja, ações que não podem ser adiadas sem danos significativos para você ou para outras pessoas.

No entanto, mesmo com uma emergência, depois de ter lidado com ela, pergunte a si mesmo se ela pode ter sido evitada por um planejamento mais preciso ou se outra pessoa poderia ter lidado com ela.

Se você tem um objetivo desafiador, é fundamental aprender a minimizar o número de emergências evitáveis ​​em sua vida e aprender a delegar o máximo possível.

Se parecer que estou sendo muito duro, estou mesmo!.

Eu tenho observado que, procrastinadores são frequentemente adeptos de racionalizar seus desvios. Obviamente, se alguém está doente ou incapacitado, devemos ajudá-lo, mas até que ponto?

Nem sempre é claro, e muitos procrastinadores julgam mal, sacrificando muito do seu próprio tempo para ajudar outras pessoas, mesmo quando essas outras pessoas não são particularmente necessitadas ou quando alguém está disponível para ajudar.

Essa questão pode ser difícil de identificar, mais ainda de resolver, já que o (merecido) bom sentimento que se obtém de ajudar frequentemente compensa a culpa que a procrastinação geralmente gera.

como ter mais disciplina

Para Parar de Procrastinar:

Veja seu Comprometimento de

Forma Diferente

Quando você começa a ver seus compromissos do ponto de vista de alguém que está determinado a ter sucesso em seus objetivos - ou seja, alguém que deve utilizar seu tempo da melhor forma, novas soluções para dilemas que antes não são resolvidos, freqüentemente se apresentam. Então, por exemplo

O Que é Realmente Essencial na Sua Vida?

Seus pais idosos podem encontrar outra pessoa para capinar o quintal ou buscar as compras com um membro diferente da família ou com algum jovem conhecido que precisa de uma grana extra.

Seu cônjuge e filhos provavelmente sobreviverão se ficarem sozinhos (ou cozinharão sua própria comida!) algumas noites por semana.

O seu conhecido que precisa de muito apoio pode encontrar outras pessoas ou mesmo profissionais, como um terapeuta, para ajuda-lo.

Se você não tivesse um objetivo claro e estivesse determinado a segui-lo poderia realizar todas essas coisas tranquilamente.

No entanto, quando você admite que tem um objetivo e o que precisa fazer para conquista-lo, você está basicamente declarando que será de uma forma muito particular e autodirigida a forma como você gasta o seu tempo, já que você tem que reservar o máximo de tempo possível para concluir sua aspiração.

Isso está em contraste direto com a maioria das pessoas, que permitem que outras pessoas, incluindo familiares, amigos, vizinhos, colegas e corporações, controlem seu tempo disponível para elas.

Quase todas as pessoas que obtêm sucesso na vida precisam

reduzir o tempo que gastam em tarefas caseiras o mais próximo possível de zero, de modo que possam utilizar o tempo e a energia recuperados para trabalhar em sua aspiração.

Se você se sentir esquisito em fazer isso, supere: reduzir sua carga de trabalho doméstico é um investimento em si mesmo.

Da mesma forma, não é realista acreditar que você pode gastar seu tempo da mesma forma que pessoas sem objetivos gastariam e, ainda assim, alcançar seu sonho.

o que é procrastinação

Nada disso  significa que você deve abandonar seus entes queridos ou amigos. Simplesmente implica que você investe seu tempo de forma judiciosa.

Mesmo que você não esteja cuidando da casa dos seus pais, por exemplo, você ainda pode levá-los a compromissos de check-up anual : essa é uma atividade de valor muito maior e provavelmente é uma utilização muito melhor do seu tempo.

E mesmo que você não esteja preparando refeições caseiras todas as noites, você ainda pode fazer isso algumas vezes por semana. E mesmo que você não consiga falar com seu amigo por horas diárias, talvez ainda esteja disponível para ela em momentos de verdadeira necessidade.

Pode ser assustador alterar os termos de nossa interação com alguém, especialmente se tivermos interagido com eles de uma forma específica durante anos. (Especialmente se tivermos sido ensinados a subordinar nossas necessidades a outras pessoas, como muitas mulheres são particularmente)

Indivíduos frequentemente respondem mal quando dizemos a eles que não podemos fazer tanto por eles, ou passar tanto tempo com eles, como nós temos feito.

Porém, se nos dispusermos a compartilhar nosso estado de espirito, aspirações e necessidades, eles são surpreendentemente empáticos e ansiosos por ajudar. Por isso, não diga aos indivíduos que você estará menos disponível, diga-lhes por quê e peça o apoio e a ajuda deles.

Se, depois de compartilhar sua história, alguns indivíduos ainda não tiverem empatia ou forem ativamente hostis, é lamentável, mas comum. É por isso que indivíduos bem-sucedidos aprendem a dizer “não” e também a se distanciar de indivíduos sem apoio ou tóxicos, mesmo que estejam relacionados a eles.

Seja qual for o tempo que você escolher para gastar ajudando outras pessoas, você deve criar seu cronograma semanal ou mensal. Você deve também construir no seu tempo, tanto para o seu próprio relaxamento e para eventos não intencionais e emergências.

Muitas pessoas pensam que o gerenciamento do tempo é uma questão de tentar incluir o máximo possível no cronograma, mas não é; É em relação à compensação, tanto quanto concebível fora de sua programação, para que você possa trabalhar, em um ritmo confortável e não estressante, em seus objetivos cruciais.

Resumindo: o que quer que o afaste do seu curso e que não seja uma emergência inevitável é a procrastinação, independentemente de quão crucial possa parecer no momento.

Procrastinação, Ansiedade e

Depressão

Muitos procrastinadores dizem coisas como: “Eu sou preguiçoso. Eu sou indisciplinado. Eu vivo falhando. Eu estou sem esperança eu não tenho autocontrole. Eu nunca vou ganhar em nada.

Muitas pessoas criativas, ativistas e outros ambiciosos levam o auto abuso um passo adiante, enquadrando sua procrastinação como um defeito moral: “Eu sou uma pessoa esgotada, superficial”.

Muitos procrastinadores levam uma vida dupla, agindo de forma feliz e produtiva, enquanto se sentem verdadeiramente confinados.

Quase sempre, quando as coisas ficam realmente complicadas quando estão prestes a perder um prazo sério, mostrando assim a sua natureza real, “vergonhosa”, que eles param tudo e correm, abandonando um projeto, classe, trabalho, relacionamento ou outro compromisso.

Procrastinadores ficam deprimidos quase tão logo acordam quando reconhecem que estão destinados a procrastinar naquele dia. A procrastinação também pode parecer muito confusa..

O Sentimento da Procrastinação

Na hora de dormir, você faz uma retrospectiva no dia e não consegue descobrir para onde foi seu tempo.

Você se lembra de ter lido as manchetes, bebido uma xícara de café com seus colegas de escritório, assistiu TV e navegou na internet, mas essas atividades aleatórias não poderiam ter  preenchido todo o seu  dia não é? Mas, naturalmente, preencheram.

A procrastinação é o ladrão do tempo".  um procrastinador, realmente se sente como se o seu tempo fosse de alguma forma roubado.

Se um problema de procrastinação é grave o suficiente e dura o tempo suficiente, é frequentemente chamado de "bloqueio", como acontece com escritores por exemplo. Qualquer um pode ser bloqueado e muitos indivíduos, talvez a maioria, são.

Ocasionalmente, os bloqueios duram semanas ou meses, mas muitas vezes, tragicamente, duram anos, décadas ou até mesmo períodos inteiros de vida. Se sentir bloqueado está entre os sentimentos mais arriscados do mundo; Isso leva algumas pessoas ao desespero absoluto.

Mas espere, não há necessidade de se sentir envergonhado ou desesperado! Quando alguém confessa uma questão de procrastinação, eu a parabenizo. Sim parabenizo. Veja como: a procrastinação é uma aflição de indivíduos ambiciosos.

Se você não confia em mim, faça uma pesquisa na rede sobre procrastinação: você adquirirá links para centenas de páginas aconselhando sobre como não procrastinar ao escrever seu romance ou tese, seguindo um programa de condicionamento físico ou buscando uma nova carreira.

Todos estes são esforços desafiadores, e os indivíduos que os seguem devem ser admirados, mesmo que eles procrastinem.

Todos os procrastinadores, independentemente de quão confusos, podem se orgulhar de pelo menos um feito: eles não desistem de seus sonhos. Se eles desistissem,  não estariam preocupados em adiar isso.

Apegar-se a um sonho ou meta de vida, apesar dos medos, e da mesma forma (frequentemente), apesar do desânimo e desaprovação dos que nos rodeiam e da própria sociedade, requer visão, dedicação e bravura.

Então, ao invés de ver seu problema de procrastinação como um defeito vergonhoso, tente visualizá-lo como um símbolo de algo que está dentro de você.

Todo Mundo Procrastina

Uma razão diferente para não se sentir mal sobre o seu problema de procrastinação é que praticamente todo mundo procrastina.

Não vamos esquecer também que os pessoas mais ambiciosas escolhem seguir objetivos excepcionalmente difíceis, caso contrário, seriam pessoas sem ambição, certo?

A vida média é uma coisa bastante complexa, mas além das complexidades da vida média, os indivíduos ambiciosos podem esperar enfrentar riscos financeiros, se não provável, empobrecimento; risco emocional e rejeição; falta de apoio dos entes queridos e / ou da sociedade; e condições de trabalho estressantes.

E isso nem conta as dificuldades subjacentes do próprio objetivo, ou seja, a necessidade de a pessoa aperfeiçoar seu ofício e vender seu trabalho, ou terminar um produto.

Muitas pessoas fogem desses tipos de estresse, e eu, por exemplo, não posso culpá-los. A questão, no entanto, é que, ao fazê-lo, eles também fogem de suas aspirações.

Sempre que ensino, lembro aos meus leitores que muitas vezes se envergonham profundamente da questão da procrastinação dos muitos indivíduos que desistiram de suas aspirações.

Todos compartilhamos um minuto de tristeza por esses indivíduos, e então eu parabenizo-os por perseverarem em suas próprias aspirações, apesar de todas as dificuldades e barreiras.

Reconhecer o Problema Já é

um Começo

Olha, você é uma pessoa inteligente. Um indivíduo criativo. Um indivíduo dedicado. Tenho certeza sobre tudo isso, ou você não seria uma pessoa ambiciosa com uma meta ou estaria lendo este artigo. Então, como você não consegue resolver um problema de procrastinação?

Se você é como muitas pessoas, essa pergunta já assombrou você por um longo tempo. Entre as coisas mais frustrantes sobre procrastinação é que parece que seria a questão mais simples do mundo para resolver.

Na verdade, está entre os mais difíceis. Realmente, isso não é bem verdade. Qualquer problema é difícil de resolver, se você não estiver realmente solucionando ele.

Quero dizer: a única maneira de resolver um problema é resolvê-lo. Se você tentar resolver um problema utilizando ações projetadas para resolver algum outro problema, ou ações projetadas para resolver nenhum problema, mas para manter o status quo, você está fadado ao fracasso.

Qual é o Problema?

Você provavelmente acredita que o problema básico que causa sua procrastinação é a preguiça, a falta de disciplina, a falta de autocontrole, a imaturidade, a falta de compromisso ou algum defeito de caráter similar. Mas adivinha o que? Provavelmente não é nada disso.

Em primeiro lugar, a maioria dos procrastinadores, não é preguiçosa, indisciplinada, etc. Na verdade, a maioria tende a ser dínamos em outras áreas além daquelas em que estão procrastinando. Entre as agonias peculiares da procrastinação está o fato de sermos freqüentemente produtivos em áreas de nossas vidas que não são a mais próxima do nosso coração.

propósito de vida geronimo

Em segundo lugar, aplicar rótulos prejudiciais como "preguiçoso" ou "indisciplinado" a si mesmo é, do ponto de vista da solução de problemas, pior do que inútil. Esses rótulos não apenas identificam erroneamente o problema, eles realmente pioram a situação sabotando sua autoconfiança e predispondo-o ao fracasso.

Além disso, as pessoas freqüentemente vivem de acordo com os rótulos; de modo que, se alguém repetidamente dizer para você, ou se você se declarar repetidamente, preguiçoso ou descomprometido, é provável que você viva "abaixo" desse rótulo.

Quase sempre, resolver uma questão é um exercício trivial quando entendemos qual é o problema. Tratar a procrastinação como um sintoma de preguiça ou falta de disciplina não funciona, pois essas não são as causas da procrastinação. Em vez disso, são sintomas, assim como a própria procrastinação é um sintoma, de um problema mais profundo. Esse problema é comumente:

#1 -Você nunca aprendeu os hábitos do trabalho produtivo. 

Como vivemos em um vácuo, isso provavelmente significa que você aprendeu os hábitos "padrão" de baixa produtividade ou não produtividade. Isso resulta no que chamo de procrastinação baseada em comportamento.

Ou, Medo: de mudança, sucesso, fracasso, etc. Isso resulta no que chamo de procrastinação baseada em temor.

Quase sempre, os indivíduos sofrem de ambos.

A procrastinação baseada em comportamento é uma questão comparativamente fácil de definir e resolver.

A procrastinação baseada em medo é mais complexa. Ao contrário da procrastinação baseada no comportamento, que é comumente causada pela falta de dados ou treinamento, a procrastinação baseada no medo é causada por, como o próprio nome indica, preocupação.

O medo é, infelizmente, uma força importante na vida de muitas pessoas: é frequentemente uma reação racional, se não ótima, aos problemas e tensões da vida e um caminho ambicioso.

Os Obstáculos ao Seu 

Sucesso 

A procrastinação baseada em medo se disfarça imitando a produtividade. Ele faz isso, geralmente, gerando um dos quatro comportamentos anti-produtivos característicos: perfeccionismo, negatividade, hipersensibilidade e pânico.

A maioria dos procrastinadores é propensa a pelo menos um deles, e a maioria é propensa a todos os quatro.

O pânico merece uma menção especial. Não é realmente um obstáculo em si, mas age como um obstáculo "amplificador", soprando seus medos para fora da simetria e aumentando as chances de você voltar a um dos comportamentos anti-produtivos.

O que te Puxa Para Trás

o que é procrastinação

Há também outras duas categorias de obstáculos que não são em si mesmos temíveis, mas que estão freqüentemente presentes:

Os primeiros são os Obstáculos Logísticos, que são comumente causados ​​por simples ignorância. Por exemplo:

  • Deficiência de uma missão claramente delineada e / ou caminho para o sucesso

  • Deficiência de gerenciamento de tempo
  • Deficiência de planejamento, habilidades, recursos e / ou instalações

  • Deficiência de mentores ou outro apoio

Em outras palavras, você não sabe o que deveria estar fazendo ou não tem as habilidades ou os recursos para fazer isso. Um indivíduo típico que sofre de um obstáculo logístico seria um empresário que não reconhece que deveria estar gastando pelo menos metade do seu tempo promovendo e vendendo, e assim dedica seu tempo a trabalhos mais insignificantes.

Resoluções básicas para obstáculos logísticos incluem: fazer gerenciamento de missão e gerenciamento de tempo, organizar seu escritório, comprar novos equipamentos, fazer um curso e estabelecer consultas regulares com os mentores.

 

Quando você se compromete a superar um obstáculo logístico, nem sempre é difícil fazê-lo. Se você tiver problemas para superar o seu, caso pareça não ter o "autocontrole" para fazer a resolução funcionar, ou nem consiga encontrar tempo para considerar o problema, é provável que você também sofra de procrastinação baseada em medo. Você provavelmente terá que lidar com o pavor primeiro, antes de passar para a correção logística mais superficial.

Há também o que eu chamo de Obstáculos da Situação, que envolvem outros ou condições adicionais fora do seu controle total. Um dia de trabalho duro, responsabilidades familiares pesadas e um parceiro sem apoio são obstáculos à situação. Então, são uma deficiência.

Os obstáculos da situação são frequentemente os mais difíceis de superar. Suas resoluções freqüentemente envolvem grandes mudanças na vida, como mudar de emprego, deixar relacionamentos, mudar estilos de vida, comprometer as metas estimadas ou comprometer-se com a terapia de pessoas ou casais.

Assim como os obstáculos logísticos, os obstáculos da situação comumente ocorrem ao lado da procrastinação baseada em pavor e, assim, você primeiro terá que lidar, pelo menos em parte, com seus pontos fracos antes de efetivamente começar a mudar sua situação. Mas mesmo quando você trabalha além do medo, você ainda tem que lidar com algumas circunstâncias realmente difíceis.

A coisa mais importante que você precisa saber sobre seus obstáculos é que todos eles podem ser superados. Não importa quem você é, como foi criado, que raça, religião, nacionalidade ou sexo você é ou quanto dinheiro você tem. Todos os seus obstáculos podem ser superados.

Ultrapassar um obstáculo pode não ser simples. Pode não ser divertido. Pode levar meses, anos ou até décadas. Pode levar tempo e dinheiro. Mas isso pode ser feito. Por "superar", quero dizer aniquilado, minimizado ou compensado.

Você pode ter uma deficiência com a qual você tem que viver, ou ter experimentado uma perda terrível da qual a dor nunca desaparecerá completamente. Mas você ainda pode trabalhar para pelo menos minimizar o efeito prejudicial de sua má sorte em seu sucesso futuro.

Eu afirmei que todos os seus obstáculos podem ser superados? O que eu realmente quis dizer é que todos os seus obstáculos devem ser superados. Com que outra escolha, verdadeiramente, você tem? A incapacidade de superar seus obstáculos leva a uma vida de amargura e potencial diminuído.

O procedimento de superar seus obstáculos é a verdadeira essência da jornada humana. Se você está procrastinando há algum tempo, provavelmente está desmoralizado e perdeu de vista seus pontos fortes, presentes e virtudes.

Uma vez que você pare de fugir de seus obstáculos e comece a trabalhar para dominá-los, você recuperará essas qualidades favoráveis ​​e provavelmente também descobrirá algumas maravilhosas novas. Este procedimento de recuperação e crescimento está entre as experiências mais incríveis e alegres da vida.

3 Ações para ser mais produtivo

Todo trabalho produtivo pode ser dividido nestas 3 ações:

  1. Começar o trabalho exatamente quando você deveria começar.
  1. Começar diretamente o trabalho que você deveria estar fazendo.

    3. Se concentrar no trabalho por 20 minutos ou mais.

Essas ações são a essência do trabalho produtivo. Eles são também os pontos em que ocorre a procrastinação e, conseqüentemente, os pontos nos quais ela pode ser atacada

Tenha um Plano

Na ação # 1, a palavra "exatamente" significa precisamente. 8:00, não 8:01, 8:05 ou mesmo 8:00:10. Você tem que se treinar para estar exatamente onde deveria estar, não a caminho, não servindo uma xícara de café no exato momento em que deveria estar lá.

Na ação # 2, a palavra "diretamente" significa que, cerca de um minuto depois que sua bunda bate na cadeira, você inicia seu trabalho. “O trabalho que você deveria estar fazendo” deveria ser auto-explicativo até agora, mas sejamos mais cuidadosos e nos lembremos de que as chamadas não programadas adicionais (mesmo as “urgentes”), café, leituras aleatórias, navegando na internet, e atividades adicionais são todas procrastinação, pura e simples.

Na ação # 3, a palavra "centralizado" significa que você está flertando com sua tarefa e apenas com sua tarefa. Em outras palavras, você não está pensando em outro trabalho que possa estar fazendo ou em suas preocupações relacionadas à sua tarefa ou questões filosóficas relacionadas à ela. E, naturalmente, você não está pensando em sua vida pessoal, no programa de TV da noite anterior, ou os pássaros pulando de maneira atraente fora de sua janela.

“20 minutos ou mais.” A quantidade de tempo que uma pessoa pode, ou deveria, permanecer centrado no trabalho difere de pessoa para pessoa. A maioria das pessoas, no entanto, pode treinar-se para trabalhar de forma centralizada  pelo menos 20 minutos antes de ter que se levantar e fazer uma pausa.

Após o intervalo e os intervalos devem ser o tempo que você precisar, especialmente quando você estiver enfrentando o problema de procrastinação, poderá voltar a trabalhar por mais 20 minutos.

No início, no entanto, trabalhar por 20 minutos pode parece tão  irreal quanto voar até a lua. Então comece com 10 minutos, ou 5, ou 2, se for necessário. Então, demore o tempo que precisar, elogie-se por sua realização e repita.

À medida que você se torna mais e mais confortável com o seu trabalho, você pode construir até 10 minutos de trabalho, depois 15, 20, 30, etc. A chave é ser paciente e não se pressionar.

5 dicas de sucesso para

evitar a procrastinação

Sempre comece seu dia com um cronograma

Agendamento é crucial, pois a imprecisão abre a porta para os tipos de medos e dúvidas que podem levar à procrastinação.

Idealmente, você saberá como produzir um cronograma gerenciável que reflita seus principais valores. Se não, pelo menos, venha com um cronograma fácil que indica especificamente o que você vai estar fazendo ou trabalhando em cada hora do dia. Tente produzir sua agenda na noite anterior para que o ato de programar não se torne uma espécie de procrastinação.

Esteja preparado

Pelo mesmo motivo que o número 1, acima, para evitar confusões que podem tirar você do seu curso, você precisa começar o dia com todos os dados, ferramentas e materiais necessários para realizar seu trabalho imediatamente à sua frente.

Isso significa tudo: livros, arquivos em papel, arquivos do PC, números de telefone, instrumentos de escrita, até mesmo clipes de papel. Tudo deve estar disponível, organizado e em perfeito funcionamento. (Telefone celular carregado? Lápis afiados?)

Nota: Se, apesar de repetidas tentativas, você não puder comparecer para o trabalho programado e preparado, isso pode ser um sinal de que você tem um alto nível de medo que está causando procrastinação.

Aproxime-se do seu trabalho sem hesitação

Lembre-se de como a ação de produtividade nº 1 está aparecendo para trabalhar no horário, e a ação de produtividade nº 2 está funcionando corretamente nas coisas certas?

Ao praticar essas ações, tente não hesitar. Hesitação dá tempo aos seus pensamentos para vagar, e se você tem um hábito de procrastinação, eles freqüentemente vagam diretamente em direção aos seus pontos fracos. (Agora você compreende o significado do provérbio "aquele que hesita está perdido").

Permaneça calmo

Emoções fortes, te tiram do seu curso. Eles também tornam mais difícil para você ficar centrado no presente para que você seja capaz de praticar as 3 ações de produtividade. Trabalhe, portanto, para manter a calma enquanto o relógio marca sua hora de início. Se você se sentir apavorado, ansioso ou inseguro, tranquilize-se gentilmente. (Por exemplo, "Eu só vou escrever por 10 minutos - isso é tudo. Então eu posso dar um tempo.")

Não Torne seu trabalho mais difícil do que é

Não caia na armadilha de presumir que a procrastinação é inevitável. A cultura popular gosta de retratar o ato de produção como uma espécie de batalha épica porque faz um grande drama, mas esse é o modelo inadequado a ser seguido. Em vez disso, você deve abordar seu trabalho com um leve toque, e a experiência deve ser como brincar: simples, segura e divertida.

Se o seu projeto parecer assustadoramente grande, tente dividi-lo em pequenos pedaços e trabalhe neles, um de cada vez, enquanto analisa, por enquanto, o quadro geral. Isso soa como um conselho mesquinho, mas é essencial, e muitas pessoas bem-sucedidas aprenderam a fazer isso mecanicamente. (E não se esqueça de se divertir!)