O que é a Roda da Vida no Coaching e o Que ela Faz?

Roda da Vida: Definição

A Roda da Vida é uma ferramenta ou planilha visual popular usada no coaching para ajudar os clientes a entender rapidamente o quão equilibrada ou realizada sua vida é neste momento.

Essa ferramenta geralmente consiste de 8 a 10 categorias ou áreas consideradas importantes para uma vida inteira ou equilibrada. Os clientes avaliam seu nível de satisfação com cada área e mapeiam isso em uma imagem de uma roda. Isso lhes dá uma visão geral do atual "equilíbrio da vida".

roda da vida

Esta técnica dá uma visão aérea de como alguém está satisfeito com sua vida em categorias de vida fundamentais pré-definidas, como saúde, finanças e relacionamentos.

Para muitos coaches, a roda da vida é uma ferramenta central em sua prática de treinamento. É uma ferramenta poderosa no coaching porque fornece uma visão geral instantânea tanto para o coach quanto para o cliente.

 Roda da Vida basicamente é como uma ferramenta de treinamento usada no coaching de vida  para avaliar as prioridades de coaching. Mais do que apenas uma avaliação, a roda da vida do coaching ajuda os clientes a se tornarem mais autoconscientes e mais motivados para fazer mudanças e criar uma vida satisfatória. Através do autoconhecimento, fortalece e dá foco e direção ao cliente.

Quais são as principais categorias na roda da vida?

A Roda da Vida geralmente tem 8 categorias para o equilíbrio da vida, embora às vezes ele tenha até 10. Essas categorias podem ser alteradas ou o texto personalizado para cada cliente, conforme necessário. Além disso, às vezes, as categorias são divididas em duas para uma pontuação mais granular.

Aqui está uma lista de categorias e suas alternativas comuns:

  • Família e amigos: Eu geralmente divido "Família e amigos" em "Família" e "Amigos". Eu faço isso para mim e ofereço como uma opção para meus clientes.

  • Outro significativo: Outras ideias de nomes de categorias incluem "Namoro" ou "Parceiro de vida".

  • Carreira: "Maternidade", "Trabalho" ou "Voluntariado" são rótulos alternativos que você pode usar.

  • Finanças: outras ideias de nome de etiqueta incluem "Dinheiro" ou "Segurança financeira".

  • Saúde: o nome da categoria pode ser dividido em "Emocional" e "Físico".

  • Ambiente doméstico: essa categoria pode mudar para "Ambiente de trabalho" para clientes profissionais ou de negócios.

  • Diversão e Lazer: o nome da categoria pode mudar para "Recreação".

  • Crescimento Pessoal: O nome da categoria pode ser "Aprendizado" ou "Autodesenvolvimento".

A História da Roda da Vida

Quem inventou a roda da vida?

A Roda da vida  hoje assume muitas formas visuais diferentes e pode ser concluído em papel, bem como on-line e em aplicativos de celular.

O conceito original de The Wheel of Life é atribuído ao falecido Paul J. Meyer, que fundou o Success Motivation® Institute em 1960. Paul J. Meyer foi um líder de pensamento e pioneiro na indústria de coaching. Ele construiu muitos programas para ajudar as pessoas a atingir seus objetivos, gerenciar o tempo e ser um líder melhor.

Também empreendedora, Meyer começou e adquiriu mais de 40 outras empresas em uma ampla gama de áreas. Estes incluem corridas de automóveis, imóveis comerciais e residenciais, finanças, impressão e locação de equipamentos - e muitos mais. Mais da metade desses negócios fracassaram, mas ele amava um desafio e acreditava: "Atitude é tudo!"

Quando a Roda da Vida foi inventada?

Embora não se saiba exatamente quando a Roda da Vida foi inventada, é provável que tenha sido na década de 1960, logo depois que Meyer criou o Instituto Success Motivation®. Os programas de Meyer viajaram por toda parte e foram traduzidos para mais de 20 idiomas.

O conceito original de Roda da Vida continua na Leadership Management International (outra de suas empresas) como parte do Programa Total Person®. Este enfoca a definição de metas e a criação de planos de ação com as 6 categorias de Família e Lar, Financeiro e Carreira, Mental e Educação, Física e Saúde, Social e Cultural, Espiritual e Ético.

Estilos diferentes da roda da vida

Embora existam muitas, muitas variações de design, parece haver apenas dois estilos principais da Roda da Vida. Todas as rodas que vi são desenhadas de uma destas duas maneiras:

O estilo "torta": o estilo "original" da roda de treinamento parecem fatias de pizza ou torta - e envolve desenhar uma linha em cada segmento para avaliar cada área.

O estilo "Spider Web": O outro estilo chave - mais frequentemente visto em versões online porque é mais fácil para os computadores desenharem - é o que eu chamo de estilo "teia de aranha". Aqui, as pontuações são anotadas nas linhas reais de cada categoria, e não no segmento, criando um efeito de teia de aranha.

As instruções abaixo referem-se ao estilo "Torta" original da Roda da Vida. Eu prefiro este estilo porque acho que os resultados são mais claros e fáceis de ler para o coach e para o cliente.

roda da vida coach

Veja o Artigo: Análise do Profissão Coach

Como preencher a Roda da Vida

A maioria dos coachs, gosta de afastar os clientes de dispositivos e distrações. o Objetivo é ajudar os clientes a desacelerar, para que possam se conectar mais profundamente com eles mesmos e o que realmente importa. É por isso que sugerimos que seu cliente imprima um template do roda da vida e preencha-o com uma caneta, em vez de completar uma versão on-line.

Você pode baixar uma roda da vida em branco clicando aqui  

Exemplo de pontuação de roda de equilíbrio da vida

Quando pontuamos nossos níveis de satisfação em relação a cada uma das categorias de rodas, isso nos dá uma ótima visão separada do que está - e não está - funcionando para nós na vida.

O cliente classifica sua satisfação com cada categoria na roda simplesmente desenhando uma linha. Em seguida, classificando os diferentes segmentos para satisfação, seu cliente verá claramente quais áreas de sua vida precisam de atenção.

Depois de concluída, a roda provavelmente parecerá irregular. O cliente pode então escolher estabelecer metas ou criar um plano de ação em torno das áreas da vida onde a satisfação é baixa. Use essa ferramenta regularmente com o mesmo cliente para fazer o check-in e você verá claramente como seu cliente progride durante o relacionamento de coaching.

À medida que os clientes vêem suas vidas se tornando mais equilibradas, eles também verão o valor do coaching e das ferramentas!

Como usar a roda da vida (instruções)

  • Peça ao seu cliente para rever as 8 categorias na sua Roda da Vida. Se necessário, eles podem dividir ou renomear segmentos de categoria para adicionar algo que está faltando ou torná-lo mais significativo para eles.
  • Peça-lhes que classifiquem seu nível de satisfação com cada área de sua vida desenhando uma linha curva em cada segmento (veja a imagem, por exemplo). A pontuação é entre 1 (muito insatisfeito) e 10 (totalmente satisfeito). DICA: Pode ser útil demonstrar como desenhar a linha e adicionar cada pontuação à roda.
  • Treine seu cliente em torno de seus aprendizados de sua roda de Coaching. Identifique pelo menos uma ação para o seu cliente trabalhar para melhorar sua pontuação em uma área da roda - e assim melhorar seu equilíbrio de vida.

modelo de roda da vida

Então, como funciona a roda da vida?

Neste mundo agitado, pode ser difícil saber como realmente nos sentimos. Nós tendemos a olhar para nossas vidas - e dizer "Ah, sim, eu estou feliz". Mas quando chegamos aos detalhes, muitas vezes há insatisfações e áreas que podem ser melhoradas. A Roda da Vida é uma ótima ferramenta para ajudar as pessoas a entenderem em quais áreas trabalhar - e quais já são ótimas.

Essa ferramenta funciona porque oferece uma visão geral rápida de como alguém está satisfeito com sua vida. A pontuação de cada segmento na roda permite que tanto o cliente quanto o coach vejam quais áreas da vida o cliente se sente bem - e quais podem precisar de algum trabalho.

Idealmente, o coach irá aprofundar os resultados usando perguntas de coaching para descobrir o que especificamente está atrapalhando  a felicidade de um cliente. O próximo passo é, muitas vezes, fazer um brainstorming e elaborar um plano de ação.

Então, quando planejar a ação, um cliente geralmente prioriza e começa com as áreas de sua vida que têm as pontuações mais baixas. O objetivo é identificar ações que elevem seus níveis de satisfação.

Como usar a roda da vida no treinamento (com 10 exemplos)

Eu acredito que a Roda da vida é a ferramenta mais flexível na caixa de ferramentas de qualquer Coach. Pode ser usado para demonstrar em primeira mão o poder do coaching.

E também pode ser usado como uma ferramenta de check-in durante todo o relacionamento de coaching. Ele  pode ser adaptado (através da rotulação dos segmentos de roda de forma diferente, ou simplesmente pedindo mais perguntas de coaching para aprofundar) para quase qualquer situação de coaching - e há muito mais idéias abaixo.

Aqui estão 10 maneiras de usar a Roda da Vida em sua prática de treinamento:

Com um cliente em potencial.

Muitas vezes, os clientes em potencial não sabem exatamente o que querem que um coach os ajude. Às vezes, clientes em potencial podem ter vergonha de compartilhar problemas pessoais com alguém que acabaram de conhecer. A roda da vida é uma ótima ferramenta para construir confiança no processo de coaching. Ele dá uma visão geral de como o cliente está satisfeito com sua vida e também demonstra o poder do coaching e da auto-investigação.

Definir e priorizar metas.

Ajude os clientes a decidir em quais áreas gostariam de definir metas. Estas são geralmente, mas nem sempre, as áreas da roda da vida com menores pontuações de satisfação. As pontuações de satisfação também podem ser usadas para priorizar quais metas trabalhar primeiro.

Demonstrar progresso e o poder do coaching.

Eu faço uma roda da vida com todos os novos clientes. Então eu faço outra Roda Coaching com eles depois de 3 meses. As pontuações de satisfação com a vida do cliente quase sempre aumentaram, às vezes dramaticamente. Isso torna a roda da vida uma ótima maneira de demonstrar progresso em um relacionamento de coaching!

Como um check-in vitalício.

A roda da vida é uma ótima ferramenta para "fazer check-in" com o desempenho das pessoas. Isto pode ser como eles estão se sentindo sobre sua vida hoje, esta semana ou mês. E uma vez que o cliente saiba como completar a Roda da Vida, eles podem usá-la para ver que áreas de sua vida podem precisar de um ajuste.

Como uma ferramenta de diagnóstico para procurar fontes de estresse ou insatisfação.

Quando um cliente se sente infeliz, frustrado ou em baixa, a pontuação da Roda da Vida é um ótimo ponto de partida para descobrir o que pode estar incomodando.

Como parte de um programa de coaching.

Toda vez que você inicia um programa de coaching com um cliente - seja em coaching individual ou em grupo - a Roda da Vida é uma ótima maneira de "fazer um balanço" da situação atual da vida de um participante. 

Use a roda da vida em Workshops.

A roda da vida faz uma excelente introdução a qualquer Workshop de coaching de vida. É também uma ótima ferramenta para ajudar os clientes a entender de onde vem o estresse em um workshop de gerenciamento de estresse.

Use a Roda da Vida para ajudar um cliente a imaginar como gostariam que sua vida fosse.

Usando as 8 categorias principais da roda da vida, seu cliente pode escrever em cada segmento da roda como gostariam que sua vida se parecesse. Eles também podem desenhar ou recortar e colar fotos em cada segmento da roda da vida.

Inclua uma roda vital no pacote de boas-vindas de seu novo cliente!

A ferramenta de coaching Roda da Vida é uma ótima ferramenta de treinamento para os clientes completarem antes de iniciar suas sessões de treinamento com você. Os coaches podem, então, revisar os resultados da roda de vida e orientar os clientes profundamente na primeira sessão! É por isso que incluímos a Roda da Vida (com instruções) em nosso pacote de boas-vindas!

 Testar Objetivos

A roda da vida pode ser usada como uma maneira de "testar" quais objetivos são mais significativos para um cliente. Peça ao cliente para marcar cada um dos seus objetivos de acordo com a melhoria da sua satisfação em cada uma das 8 categorias da roda da vida. 

Personalização

Personalize a roda e adapte-a a qualquer problema espinhoso que seu cliente esteja tendo! Basta pegar uma roda da vida em branco e pedir-lhes para adicionar as 8 maiores coisas, destacando-os. Em seguida, marque 10 em  tudo que é estressante. Ou peça ao seu cliente para rotular os 8 segmentos com as principais coisas que os tornam uma boa mãe / pai / líder / amigo. Mais uma vez, eles pontuam de acordo com o quão bem eles pensam que estão fazendo em cada área. Em seguida, obtenha um plano de ação para avançar. 

Aumente os resultados com estas perguntas de coaching na ferramenta Roda da Vida

Existem infinitas possibilidades para explorar os resultados do Exercício da Roda da Vida com o seu cliente. Você pode optar por olhar para a sua vida em geral e como se sente. Outra ideia é se aprofundar em um ou mais segmentos específicos para entender a origem de quaisquer problemas identificados. E você pode debater ações para aumentar sua pontuação - apenas para algumas idéias.

Basta usar suas habilidades de coaching para treinar seu cliente mais profundamente em torno de suas respostas. Pode ser útil usar o modelo GROW. Peça ao seu cliente um G-Goal para o segmento de roda / área que você deseja melhorar. Em seguida, explore a realidade - R dessa situação. Em seguida, faça um brainstorming com algumas O-Opções e finalmente concorde com o que o cliente I - irá fazer

Como e onde personalizar a Roda de Balanço da Vida

Muitas vezes, o que atrasa seus clientes tem a ver com a  falta de consciência sobre uma situação.  Pode ser  em relação a como se sentem ou como estão saindo em uma situação. Então, enquanto o Exercício da Roda da Vida é usualmente utilizado para o equilíbrio da vida; Uma roda de exercícios em branco pode ser usada para entender qualquer outra situação de forma mais profunda. E uma vez que os seus clientes sejam mais conscientes de como se sentem e os fatores envolvidos na situação - Você como coach pode identificar ações e metas para melhorá-lo.

Para personalizar uma roda da vida:

  • Primeiramente,  acesse é um modelo de Roda da Vida Personalizável.
  • Em seguida, decida o que você gostaria de explorar com seu cliente.
  • Em seguida, utilizando uma roda de coaching em branco, peça ao seu cliente para adicionar um título ao topo da página, por exemplo. Minha roda do esforço, roda da liderança, roda do relacionamento etc.
  • Em seguida, peça ao seu cliente para rotular como 8 categorias de branco com o que elas podem ser mais importantes neste contexto.Você também pode pedir-lhes para acompanhar os tópicos sobre os 8 principais fatores que contribuem para a situação.
  • Peça ao seu cliente o nível de satisfação (ou insatisfação!) Com cada uma das 8 áreas.
  • Escolha uma área para explorar mais ou fazer um brainstorm de ações para avançar.

3 exemplos específicos de como usar a roda de coaching de forma diferente

Roda de Promoção:

Ajude seus clientes a obter essa promoção! Peça ao seu cliente para identificar 8 áreas-chave que precisam melhorar para obter sua promoção.

Dica: Seu cliente pode precisar fazer algum trabalho prévio. Alguns exemplos incluem uma pesquisa on-line, conversar com seu chefe ou revisar os requisitos exigidos pelo trabalho para identificar habilidades / conhecimentos necessários.

Em seguida, peça ao seu cliente para avaliar o quão próximo ele está de ser visto como totalmente competente em cada área. Depois, ajude seu cliente a elaborar um plano de ação para

a) elevar seus níveis de competência nas áreas que estão aquém do esperado 

b) destacar sua competência e pontos fortes em áreas onde eles já se destacam.

Roda de Stress

Ajude os clientes a identificar suas fontes de estresse, rotulando a roda com 8 fontes de estresse em sua vida. Em seguida, pergunte ao seu cliente quanto de 1 a 10 cada área "se destaca".

Finalmente, envolva-se com um plano de ação de brainstorming ou identificando de uma a três ações que eles possam se comprometer, o que reduzirá seu estresse.

Roda dos Pais

Ajude os clientes a priorizar em quais áreas de criação eles devem se concentrar. Peça aos clientes para rotularem uma roda em branco com 8 itens que considerem importantes para serem bons pais.

Em seguida, peça-lhes que pontuem o que estão fazendo em cada área. Finalmente, desenvolva um plano de ação começando com aqueles com as pontuações mais baixas (ou mesmo as mais altas primeiro).

Algumas outras idéias de personalização de roda Coaching

 Relacionamentos:

Use a roda de coaching para aumentar a conscientização sobre quais qualidades são mais importantes em um parceiro em potencial. Você também pode usá-lo para avaliar um relacionamento atual ou descobrir quem nos energiza e nos drena. 

Em  Coaching Executivo:

Ajudar os clientes a tomar uma decisão, ficar mais forte depois de uma decepção ou obter uma compreensão mais profunda de uma situação! 

Então, isso é apenas algumas maneiras que você pode personalizar a Roda da vida no coaching para tipos específicos de clientes para obter o máximo desta ferramenta incrivelmente poderosa!

Por que os clientes de coaching adoram a Roda da Vida

A roda é um símbolo poderoso e antigo - profundamente enraizado na psique humana. Sugere o movimento, o ciclo da vida, a mudança, a oportunidade de orientar nossa vida, equilíbrio, sustento e muito mais. Eu acredito que este simbolismo é profundo em nossa consciência.

Eu também acredito que a roda é a favorita do cliente, porque dá às pessoas uma visão instantânea de sua vida. Esse conhecimento permite que as pessoas vejam por si quais áreas de sua vida se sentem bem - e quais precisam ser trabalhadas. Isso é capacitar! E permite que nossos clientes façam escolhas diferentes a respeito de onde eles concentram seu tempo e energia para uma vida mais satisfatória.

Considerações Finais sobre o uso da roda de balanço de vida

O Equilíbrio da Vida é pessoal e único para cada indivíduo; o que pode ser satisfatório ou equilibrado para alguns pode ser estressante ou chato para os outros.

Crucialmente, o Exercício da Roda da Vida desperta a consciência do cliente. É isso que permite ao cliente planejar uma vida mais satisfatória, mais próxima de sua definição única de equilíbrio.

Também é útil avaliar o equilíbrio ao longo do tempo. Um check-in regular (por exemplo, com este exercício) pode destacar padrões úteis e ajudar seus clientes a aprender ainda mais sobre si mesmos. Você pode fazer isso com eles ou recomendar que eles façam isso sozinhos.

Mas lembre-se que o equilíbrio raramente é alcançado por muito tempo - como a vida muda e muda com frequência. É útil lembrar aos clientes que o objetivo não é "alcançar" o equilíbrio da vida. Em vez disso, a ideia é garantir que eles estão se movendo "na direção" em vez de se afastarem dela.

Equilíbrio e autocuidado são habilidades subestimadas em nossa sociedade. Como coachs, portanto, estamos perfeitamente posicionados para ajudar os clientes a cuidar melhor de si mesmos.

"E se o cliente já fez a roda antes?"

Essa é uma pergunta que às vezes eu faço (provavelmente porque estou muito entusiasmado com essa ferramenta!). Como a roda é uma ferramenta tão familiar para nós, esquecemos que a maioria das pessoas provavelmente nunca a viu! E se o nosso cliente já viu a avaliação da Roda da Vida antes - isso é ótimo! Isso significa que eles já sabem como completá-lo, e você pode gastar mais tempo investigando questões e ações de brainstorming!

Outra coisa importante a lembrar é; mesmo que seus clientes tenham feito a roda da vida antes, suas respostas serão diferentes hoje do que quando completadas há três meses. O que essa ferramenta faz  é fornecer um instantâneo da satisfação com a vida das pessoas. E isso muda com o tempo - às vezes de uma semana para outra!

Então, se o seu cliente viu a roda do equilíbrio da vida antes disso, é um benefício! Mas tenha certeza de que está claro por que você está usando isso com eles. Isso significa garantir que eles saibam o que vão fazer de novo com você!

Conclusão:

A avaliação da roda da vida é uma ferramenta extremamente poderosa e flexível. No entanto, você usa a roda, dá às pessoas uma visão sobre si mesmas. E esse entendimento dá às pessoas clareza - e motivação - para fazer mudanças e melhorar suas vidas.

O que transforma a roda da vida em uma ferramenta de poder é quando um cliente é treinado para explorar seus resultados mais profundamente. Isso significa fazer perguntas que conscientizem os clientes sobre como eles se sentem - e o que é mais importante para eles. E, mais importante, também significa descobrir onde eles se sabotam. Então, quando o coaching se expande para incluir o brainstorming e se comprometer com ações - um cliente se sente poderoso e motivado!

O uso da roda de coaching pode ser apenas o começo de uma relação longa e significativa entre o coach e o cliente! E é uma ótima ferramenta para iniciar o relacionamento como você pretende continuar - poderosamente!